Homenagens marcam ‘24 de Janeiro’ em Oeiras; veja fotos

A quarta-feira, 24 de Janeiro, foi marcada por homenagens em Oeiras. Na data, alusiva ao 195º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, ocorrido em 24 de janeiro de 1823, a cidade foi palco de diversas solenidades cívicas e religiosas.

A primeira atividade da programação foi o hasteamento de bandeiras no Paço Municipal, com a presença do prefeito de Oeiras, José Raimundo Sá, e do presidente da Câmara de Vereadores, José Alberto Pinheiro. Em seguida, a comitiva se deslocou para a praça Rocha Neto, onde foi feita uma aposição de corbelhas de flores no busto de Manoel de Sousa Martins, o “Visconde da Parnaíba”, importante personagem na história da independência do Estado.

Depois aconteceram as cerimônias religiosas – culto em ação de graças na Primeira Igreja Batista, seguido por uma missa na catedral de Nossa Senhora da Vitória.

Encerrando a agenda comemorativa, foi realizada, no Cine Teatro de Oeiras, a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença – homenagem feita a personalidades piauienses pelos trabalhos relevantes em suas áreas e reconhecimento oficial do Governo àqueles que contribuem para o progresso do Estado.

Pela primeira vez na história, a outorga da comenda foi conduzida por uma mulher – a vice-governadora, Margarete Coelho, que assumiu interinamente o Governo do Estado, em virtude da viagem do governador Wellington Dias à Porto Alegre-RS para acompanhar o julgamento do recurso do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), segunda instância das ações da Operação Lava Jato.

“Conhecer a história do Piauí é nos aproximarmos nas nossas raízes culturais e políticas. A entrega desse reconhecimento para piauienses que desempenharam algum tipo de trabalho engrandecedor para o Estado, combina com a data que é de independência e liberdade, e de piauienses que lutam por um lugar melhor”, destaca a vice-governadora.

Ao todo, 39 personalidades receberam a honraria. Uma delas, a jornalista e apresentadora da Raquel Dias, que tem laços familiares em Oeiras. “É um reconhecimento ao trabalho, numa data muito significativa, que representa a adesão do Estado à Independência do Brasil. E vem reforçar o compromisso de cada um de nós, profissionais, cidadãos, em ajudar no desenvolvimento do Estado, nesta caminhada que é árdua, mas que cada um de nós, da sua forma, pode contribuir”, celebra a jornalista.

Para o prefeito José Raimundo, as comemorações alusivas à data preservam a história e reforçam ideais de liberdade cultuados pelo povo oeirense.  “Rever e comemorar esses fatos todos os anos é importante não só para o Piauí, mas para o país e para nossa cidade de Oeiras. É uma forma de cultuar a liberdade em todos os aspectos, seja no trabalho, na imprensa, na vida cotidiana, de um modo geral. É a nossa memória sendo lembrada e passada adiante para as próximas gerações”, argumenta o prefeito.

Veja fotos:

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *