Governador viaja para o RS e Margarete cumpre agenda cívica em Oeiras nesta quarta (24)

A vice-governadora, Margarete Coelho, cumpre nesta quarta-feira, 24, uma extensa agenda de eventos cívicos em Oeiras. A programação é alusiva ao 195º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Margarete assumiu interinamente o comando do Estado nesta terça-feira, 23, por conta da viagem do governador Wellington Dias para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde ele acompanha nesta quarta, 24, o julgamento do recurso do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), segunda instância das ações da Operação Lava Jato.

Em Oeiras, as solenidades do 24 de Janeiro têm início na manhã desta quarta-feira, com o hasteamento de bandeiras e desfile militar em frente ao Paço Municipal e a aposição de corbelha de flores no busto de Manoel de Sousa Martins, na Praça Visconde da Parnaíba. Logo depois acontecem as cerimônias religiosas – culto em ação de graças na Primeira Igreja Batista e, em seguida, uma missa na catedral de Nossa Senhora da Vitória.

A última atividade alusiva à data histórica será a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, às 11h, no Cine Teatro Oeiras. Mais alta comenda do Piauí, o Mérito Renascença reconhece oficialmente a contribuição de diversos piauienses para o progresso do Estado.  Veja as personalidades que serão homenageadas.

24 de Janeiro

Em 24 de janeiro de 1823, Manuel de Sousa Martins, que depois viria a ser o Visconde da Parnaíba, proclamou a independência do Piauí de Portugal e assumiu a presidência da Junta do Governo. A decisão forçou o retorno de João José da Cunha Fidié, comandante das armas, que tentava sufocar um levante em Parnaíba. No retorno, se deparou com resistências em Campo Maior, que culminaram com a Batalha do Jenipapo, evento que garantiu a independência do Brasil.

A data da proclamação decretada em Oeiras também consta no brasão do Piauí, enquanto a da Batalha do Jenipapo (13 de março de 1823) aparece na bandeira do Estado.

Confira a programação:

8h – Hasteamento de Bandeiras e Desfile Militar. Local: Paço Municipal

8h30 – Aposição da Corbelha de Flores no Busto de Manoel de Sousa Martins – Visconde da “Parnaíba”. Local: Praça Visconde da Parnaíba

9h – Culto em Ação de Graças. Local: Primeira Igreja Batista

10h – Missa em Ação de Graças. Local: Catedral de Nossa Senhora da Vitória

11h – Solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. Local: Cine Teatro Oeiras

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *