Semana Santa em Oeiras: Fiéis participam da Fugida do Bom Jesus dos Passos; fotos

Centenas de fiéis participaram nesta quinta-feira, 22, da Fugida do Bom Jesus dos Passos, primeira procissão da Semana Santa de Oeiras, que revive o momento em que Cristo se recolhe ao Monte das Oliveiras para rezar.

Após a celebração de uma missa, a imagem de Bom Jesus dos Passos deixa a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, coberta por um dossel roxo, e acompanhada por uma multidão de fiéis, até a colina do Rosário, onde fica a igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Durante a noite da quinta e dia da sexta-feira, esta igreja se transforma num santuário do Bom Jesus dos Passos. Lá acontece a missa em honra ao santo e o tradicional Ofício dos Passos, onde fiéis cantam a Paixão e Morte de Cristo.

Nesta sexta-feira, 23, acontece a procissão do Bom Jesus dos Passos, maior manifestação religiosa do Piauí. O ritual religioso acontece na cidade há quase dois séculos e reúne, todos os anos, milhares de romeiros e devotos.

A procissão do Bom Jesus dos Passos é iniciada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e em segue percorrendo ruas do centro histórico até chegar ao Paço Municipal, onde acontece o Sermão do Encontro, proferido por um membro da Igreja Católica, convidado pela Diocese de Oeiras.

Ao longo de toda a procissão, são feitas paradas estratégicas nos ‘passos’, pequenas construções que representam as estações da Via Sacra. Nesse momento a multidão de fiéis para e ouve o canto da Maria Beú (Verônica), mulher que, segundo a bíblia, enxugou o rosto de Cristo no caminho para o Calvário. Confira a programação completa da Semana Santa de Oeiras.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *