Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem programação especial em Oeiras

O município de Oeiras está desenvolvendo uma programação especial nesta Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a programação visa reforçar a importância das famílias para a inclusão e garantia de direitos e é uma oportunidade de reflexão sobre o dever da igualdade para a inclusão.

Ao longo da semana foram realizadas diversas atividades relacionadas ao tema de 2018: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. A campanha pretende fomentar debates sobre a importância da atuação dos familiares e da própria pessoa com deficiência na busca de melhorias.

Nesta quarta-feira, 22, professores, diretores e coordenadores da rede municipal de Educação participaram, no auditório da Semed, de duas palestras sobre a temática. O médico psiquiatra Vicente Gomes falou sobre o tema ‘Deficiência Intelectual: Desafio para profissionais de saúde, educadores e família’ e o fisioterapeuta Sílvio Alves falou sobre a atuação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) no município de Oeiras.

Nesta quinta-feira, 23, também no auditório da Semed, aconteceu uma palestra com a terapeuta ocupacional, Luciana Martins, e mesa redonda com uma equipe multiprofisisonal.

A coordenadora Aparecida Cavalcante comenta que a Secretaria Municipal de Educação e  desenvolve uma política de ensino especial na perspectiva da educação inclusiva, através da implantação de salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais.

“Vivemos no contexto da inclusão. Sabemos que é necessário que todas as escolas e instituições trabalhem essa inclusão. Precisamos viabilizar os direitos das pessoas com deficiência. O município conta hoje com 10 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltadas exatamente para as pessoas que têm deficiência”, pontua Aparecida Cavalcante.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *