Indecisos somam mais que as intenções de voto de Wellington em Oeiras, diz pesquisa

Os eleitores indecisos em Oeiras somam 33,71% dos eleitores consultados, segundo pesquisa espontânea do Instituto Data AZ. Se somados a nenhum, nulos e brancos (35,71%), os eleitores que não declaram candidatos na primeira capital do Piauí, somam 69%. O candidato Wellington Dias (PT), que disputa a reeleição para governador, tem 20,57% das intenções de voto na sondagem espontânea e 32,57% na estimulada.

O segundo colocado em Oeiras é o deputado estadual Dr. Pessoa, com 15,43% na estimulada e 6,57% na espontânea. A vice de Pessoa, Vanessa Tapety, é de Oeiras,  filha do ex-prefeito Tapety Neto e sobrinha do ex-deputado Mauro Tapety, que ontem anunciou a desistência da candidatura à Assembleia pelo MDB, informando apoio ao candidato do Solidariedade.

Outro candidato com raízes em Oeiras, o tucano Luciano Nunes, está em terceiro lugar, com 3,43% na pesquisa espontânea – em que empata na margem de erro com Pessoa – e 7,71% na sondagem estimulada.

Na pesquisa estimulada, a candidata do PSTU Luciane Santos aparece com 2% das intenções de voto. Na espontânea somente Wellington, Pessoa e Luciano pontuaram acima de um ponto percentual.

Em um cenário de segundo turno, a vantagem aferida pelo governador candidato à reeleição se repetiria. Ele venceria em Oeiras o candidato Dr. Pessoa com 38,29% contra 20,57%, com 20,86% de indecisos, 20,29% de nulos, brancos ou nenhum dos nomes em disputa.

Em uma disputa com Luciano Nunes, o governador teria o mesmo percentual de votos registrados contra Pessoa, enquanto Luciano Nunes ficaria com 16,57%. Brancos, nulos e eleitores indecisos somariam 45,14%.

REJEIÇÃO

Oeiras segue o padrão já observa em outras cidades, que é a de não rejeição aos nomes em disputa para governador.  Lá, os eleitores sem opinião formada acerca dos candidatos nos quais não votariam de jeito nenhum somam 84,29%.

Wellington Dias, com 9,71% de rejeição é o que tem o pior desempenho, seguido por Elmano Férrer, que nem pontuou nas intenções de voto, com 2%. Luciano Nunes tem rejeição de 1,43% e Dr. Pessoa, 1,14%.

DATA AZ: 7 em 10 eleitores de Oeiras querem Lula presidente

As intenções de voto do ex-presidente Lula nas cidades pesquisadas pelo Instituto Data AZ seguem o padrão de dois terços ou mais dos eleitores. Em Oeiras não foi diferente: 7,43% dos entrevistados na pesquisa estimulada indicaram que votariam em Lula.

Na primeira capital do Piauí, porém, o capitão Jair Bolsonaro não é o segundo colocado. Lá, é Ciro Gomes (PDT), com 4,34%, enquanto o candidato do PSL vem em terceiro, com 2,57%. Marina Silva, da Rede, é a quarta, com 1,43%, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) tem 8,86% e Henrique Meireles, do MDB, tem 0,57%.

Wilson Martins lidera na corrida para o Senado em Oeiras

Somam 65,86% os eleitores sem candidato a senador (indecisos, nulos e brancos) na cidade de Oeiras, segundo apura pesquisa Data AZ, que registrou um empate técnico dentro da margem de erro entre os candidatos a senador Marcelo Castro (8,29%), do MDB, e Ciro Nogueira (7,43%). O primeiro colocado na pesquisa é Wilson Martins, que tem 12,43%,

Frank Aguiar é o quarto colocado, com 5,14% das intenções de voto e abaixo dele nenhum dos postulantes obteve mais que meio ponto percentual na disputa pelas duas cadeiras de senador.

REJEIÇÃO

É baixa a rejeição de todos os candidatos a senador entre os eleitores de Oeiras, registrando-se 6,57% para Ciro Nogueira, 2,86% para Frank Aguiar e 1,14% para Wilson Martins. Marcelo Castro tem 0,57%.

Nenhum outro candidato teve mais que meio ponto percentual de rejeição.

Os que não rejeitam nenhum dos candidatos a senador somam 87,15%.

Oeiras demonstra preferência pelos candidatos a deputado da cidade

Os candidatos a deputado estadual e federal de Oeiras são os favoritos entre os eleitores daquela cidade. Na disputa para a Assembleia Legislativa, o ex-prefeito B. Sá, que nem candidato é, tem 8,57%. O filho dele, B. Sá Filho, é o segundo com 6%. Somados, os dois atingem 14,57%, quase três vezes mais que Mauro Tapety, do MDB, com 5,71%. Mauro anunciou ontem a desistência à candidatura.

Depois dos representantes dos grupos antagônicos locais Tupamaros (Tapety) e Boca Preto (Carvalho e Sá), o melhor situado na disputa pela Assembleia Legislativa é Dr. Francisco, com 2,29%. Vem a ser Francisco Costa, ex-secretário de Saúde e ex-prefeito de São Francisco do Piauí, cidade próxima a Oeiras. O petista Francisco Limma tem 1,71% e Hélio Isaías, 1,14%.

Assis Carvalho é o preferido do eleitor de Oeiras para Deputado Federal

Na disputa pela Câmara dos Deputados, a preferência pelo candidato local também se registra com força em Oeiras. O petista Assis Carvalho, nascido na cidade, tem 10,29% das intenções de voto – três vezes mais que o segundo colocado, o deputado federal Maia Filho, com 3,14%.

B. Sá Filho e Rejane Dias aparecem com 0,57% das intenções de votos. Os demais postulantes não atingem mais que meio ponto percentual.

Bem avaliado, prefeito de Oeiras transfere votos para seus candidatos

Com aprovação de 52,86% dos eleitores de Oeiras, o prefeito Zé Raimundo, do Progressistas, é o que tem maior percentual de transferência de votos entre os gestores das cidades pesquisadas: 34% dos eleitores da cidade (1 em 3) disseram que votariam em um candidato apoiado pelo prefeito.

Os que não votariam em um candidato apoiado por Zé Raimundo somam 32% e 22,86% impõem condições para acompanhar na urna um nome que recomendado pelo prefeito oeirense, enquanto 11,14% não opinam sobre isso.

Nos conceitos negativos e positivos sobre a gestão, o prefeito também apresenta um desempenho favorável: 44,57% dos eleitores consideram boa e ótima a administração de Zé Raimundo, contra 30% que consideram regular e 20% que avaliam como ruim e péssima. Os que não sabem ou não opinam somam 5,43%.

FICHA TÉCNICA PESQUISA

Número de entrevistas –350, das quais 216 na zona urbana e 134 na zona rural.
Data da realização – 18 de agosto de 2018.
Margem de erro – 5,2% para mais ou para menos.
Realizador e contratante: Instituto Data AZ
Registro na Justiça Eleitoral – PI-04784/2018 e BR-04300/2018

 

Fonte: Portal AZ/Data AZ

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *