Oeiras tem ‘Dia D’ de vacinação contra gripe neste sábado (13)

O próximo sábado, 13, será o dia D de mobilização da campanha de vacinação contra a gripe no município de Oeiras. Todas as unidades básicas de saúde da zona urbana estarão em atividade. O alvo da campanha são idosos, crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, que são os grupos mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da doença. As doses são gratuitas para os grupos prioritários.

O objetivo da campanha é reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da influenza. Estudos apontam que a vacina contra a gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global e em, aproximadamente, 50% as doenças relacionadas à influenza.

A meta da secretaria é vacinar 90% da população alvo. Além do grupo prioritário, também são imunizados doentes crônicos, mediante apresentação de prescrição do médico que acompanha o paciente; e professores dos ensinos básico, médio e superior, das redes pública ou privada, que deverão apresentar comprovação da atividade profissional (contracheque, declaração, carteira funcional); e presos e funcionários do sistema prisional.

Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina. Quem possui histórico de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não deve se vacinar. É importante levar a Caderneta de Vacinação ou algum comprovante da situação vacinal à unidade de saúde.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *