Oeiras na rota do SALA 50: projeto quer catalogar 1 milhão de piauienses em áudio, vídeo e fotografia

Fotos: Leonardo Mascarenhas

Oeiras está na rota do SALA 50, um projeto socioartístico para percepção das identidades dos sujeitos brasileiros através de suas expressões antropológicas. A iniciativa visa também mapear o turismo acessível e voltado para a juventude. Após o mapeamento de cada cidade, um dossiê será organizado e entregue aos colaboradores de cada etapa: as prefeituras locais. A construção coletiva de um site com os participantes do projeto faz parte da ação, que vai percorrer os 224 municípios piauienses.

O SALA 50 é idealizado e desenvolvido pelo fotógrafo e designer, Leonardo Mascarenhas, que já viajou para várias cidades e, em menos de um ano de projeto, coleciona mais de 120 horas de vídeo gravado, mais de 6.800 fotos, 23 entrevistas, 43 relatórios. O fotógrafo visitou Oeiras no período da Semana Santa e registrou em vídeo, áudio e fotografias, histórias da cidade mais antiga do Piauí.

O autor descreve o SALA 50 como um dos ambiciosos projetos de sua carreira enquanto fotógrafo e pesquisador da antropologia visual, com o foco do uso da fotografia como resgate etnográfico, compreendendo a importância através de uma documentabilidade das cidades do Piauí.

O projeto conta ainda parcerias com outros profissionais, dentre eles, estudantes de turismo, história e filosofia. O desafio do SALA 50 é a catalogação de um milhão de habitantes, através de áudio, vídeo e fotografia. Ao final desse processo, será disponibilizada, através de um site, uma das maiores fontes de pesquisas já realizadas dentro do Brasil, com material audiovisual, para a compreensão de uma história que, no entendimento de Mascarenhas, necessita de um resgate antropológico para se entender enquanto processo identitário.

Para ele, a manifestação fotográfica é um processo identitário, conduzido por uma necessidade histórica, através do processo antropológico visual e liberal. O fotógrafo já desenvolve esse trabalho há bastante tempo, apresentando uma identificação única e forte, oferecendo por onde passa encontro com crianças e adolescentes, e ministrando oficinas de cinema e fotografia.

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *