Oeiras sedia cursos de especialização do Sírio-Libanês e Ministério da Saúde

O município de Oeiras sedia a partir de quinta-feira, 30, dois cursos de especialização promovidos através de uma parceria entre o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e o Ministério da Saúde. A aula inaugural aconteceu nesta terça-feira, 28, no auditório do Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Picos, e reuniu profissionais dos três territórios do desenvolvimento – Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Vale do Sambito – contemplados pela capacitação.

Em Oeiras, serão ministradas especializações em Vigilância em Saúde e Gestão de Emergência em Saúde Pública para 40 profissionais. Os cursos terão duração de nove meses e congregam profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Hospital Regional Deolindo Couto e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). As aulas terão caráter presencial e devem acontecer na Escola Municipal Juarez Tapety.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, articuladora dos cursos, destaca o empenho da Administração Municipal na promoção de capacitação e qualificação para os profissionais de saúde de Oeiras. “Oeiras, desde 2009, investe no processo de qualificação dos profissionais de saúde, através de uma parceria com a Escola Técnica do SUS (ETSUS). O município tem esse olhar diferenciado e proporciona o espaço de qualificação para os servidores, visto que através da qualificação o município só tem a ganhar”, ressalta a secretária, lembrando que, atualmente, acontece na cidade um curso de análises clínicas, fruto da parceria.

“É gratificante para nós sediarmos esses cursos. Isso engrandece muito o nosso município, sendo referência para receber esses profissionais vindos de outros territórios. Queremos reafirmar nosso compromisso de apoiar todas essas ações voltadas para o processo de qualificação de pessoal da área da saúde. O profissional qualificado melhora as condições de trabalho no município de Oeiras e, consequentemente, dá mais segurança para o usuário dos serviços de saúde”, acrescenta Auridene.

A secretária ressalta a importância da integração da rede de saúde para qualidade dos serviços. “O que será discutido nesse processo de ensino-aprendizagem, durante o período de nove meses do curso, vai ser desenvolvido em forma de ações e projetos voltados para o próprio município de atuação dos profissionais. Estamos trabalhando em rede, de maneira hierarquizada para fortalecer este formato nas regiões de saúde”, frisa a gestora.

Rosa Bueno, gestora de Ensino do Instituto Sírio-Libanês, afirma que a capacitação possibilita uma transformação na prestação dos serviços de saúde. “Os cursos têm demonstrado um ganho real para os municípios que é aplicação dos projetos, que são elaborados e desenvolvidos de forma coletiva por pessoas que trabalham nos serviços. Além disso, existe um ganho na questão da mudança e transformação da realidade nos micro processos de trabalho. Ou seja, uma pessoa que trabalha numa unidade básica ou num hospital, através dessa formação, ela consegue atuar de forma mais ampliada, mais especializada com condições de desenvolver o trabalho ouvindo e respeitando a equipe multiprofissional e, com isso, o município ganha porque passa a ter uma pessoa mais compromissada e motivada nos serviços”, pontua a representante do Sírio-Libanês.

Atual coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR), Auridene Freitas lembra que a iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conas) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e instituições de ensino superior de todo o país.

 

 

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *