Oeiras sedia Curso Técnico em Análises Clínicas para profissionais de saúde do Vale do Canindé

Teve início no último sábado, 11, em Oeiras, o Curso Técnico em Análises Clínicas. Promovido pelo Ministério da Saúde, através da Escola Técnica do SUS (ETSUS), o curso tem duração de dois anos e é destinado a profissionais de nível médio que atuam na área da saúde, no Território Vale do Canindé.

A aula inaugural aconteceu no CAIC e contou coma presença de alunos, professores do cursos e de secretários municipais de Saúde de várias cidades. Na ocasião, a secretária de Saúde de Oeiras, Auridene Freitas, ressaltou a importância da qualificação para os profissionais de saúde. “Esse processo de qualificação é essencial. Com a qualificação, ganha o profissional, ganha a população e ganha o município”, comentou Auridene, frisando que, em Oeiras, a secretaria teve o cuidado de inserir na capacitação os profissionais que trabalham com diretamente com a coleta de material para exames.

Ela acrescenta que com a formação, os técnicos estão aptos a coletarem e manipularem amostras biológicas – sangue, fezes, urina, escarro – e produtos químicos envolvidos no processo de análise. Além disso, os técnicos poderão executar exames laboratoriais, obedecendo às normas de biossegurança e promover a educação para a prevenção e promoção da saúde. O profissional atuará sob a supervisão direta do farmacêutico bioquímico, biomédico ou médico patologista.

ETSUS

Responsável pelo curso, a Escola Técnica do SUS do Piauí (ETSUS-PI) é referência na formação profissional técnica de nível médio e de educação permanente na área da saúde, por meio de propostas e práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, a escola realiza pesquisas sobre a força de trabalho de nível médio da saúde, fortalecendo a gestão do trabalho e da educação na saúde, por meio de articulações e parcerias intra e intersetoriais.

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *