Oeiras realiza 1ª Plenária Municipal de Saúde

Foi realizada nesta terça-feira, 29, a 1ª Plenária Municipal de Saúde, momento de construção coletiva das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Oeiras. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Piauí e teve como tema “Oeiras construindo caminhos para a atenção integral à saúde”, debatido em dois eixos: ampliação e qualificação do acesso aos serviços de saúde e o fortalecimento das instâncias do controle social.

A Plenária contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas; da médica e diretora do hospital regional de Picos, Patrícia Batista – palestrante do evento; da secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí – COSEMS-PI, Maria Gorete Pereira, além de gestores, prestadores de serviços, profissionais e estudantes da área de saúde e usuários do SUS.

No evento, Auridene Freitas fez um diagnóstico situacional da saúde no município. “Estamos elencando, com a participação popular, de profissionais de saúde e da gestão, propostas para a construção do novo Plano Municipal de Saúde, que ficará vigente até 2021”, explica a secretária.

“Através da Plenária, a Secretaria Municipal de Saúde terá um norte para melhor direcionamento de todas as ações. Este é um momento em que fazemos uma avaliação do que já atingimos nas últimas conferências, reavaliarmos nosso Plano Municipal de 2015, observando as diretrizes que estão sendo discutidas sobre o que foi proposto e, a partir daí, teremos novos olhares que irão orientar as ações de saúde no município de Oeiras”, argumenta Auridene Freitas.

Em viagem à Brasília para participar da sessão solene em homenagem ao tricentenário de Oeiras, o prefeito José Raimundo foi representado no evento pelo secretário municipal de Administração e Planejamento, Luiz Nunes.

Em mensagem lida pelo secretário, José Raimundo fala dos avanços do município de Oeiras na área da saúde. “Nesses oito meses de gestão, Oeiras tem obtido avanços significativos, como a disponibilização de profissionais médicos em todas as comunidades do município, sejam elas rurais ou urbanas; e o investimento na construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde na zona rural e urbana. Além da reestruturação da sede da Secretaria Municipal de Saúde, prédio que está ganhando modernas instalações para melhor atender a todos os usuários dos serviços de saúde”, afirma o prefeito.

No texto, o prefeito também anuncia novas realizações para a área da saúde. “Estamos em fase de concretização de novos projetos: a implantação do SAMU Avançado e construção da sede própria do SAMU e a instalação do Atendimento Odontológico 24 horas, através da Secretaria Municipal de Saúde. Projetos estes que representam o compromisso de nossa gestão com oferecimento de uma saúde pública de qualidade”, antecipa José Raimundo.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *