Oeiras prepara entrega de repelentes para gestantes beneficiárias do Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está preparando a distribuição de repelentes de mosquitos a grávidas que participam do programa Bolsa Família, em Oeiras. A ação busca intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya e o vírus Zika, responsável pelo aumento dos casos de microcefalia no país.

Nesta quinta-feira, 16, a secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, e a coordenadora municipal de Atenção à Saúde da Mulher, Alexsandra Fontes estiveram reunidas para definir os últimos detalhes sobre a entrega dos repelentes, que será feita de forma gratuita, nas unidades básicas de saúde do município.

“Em breve, as gestantes que fazem parte do programa, vão receber a visita de um agente comunitário de saúde, solicitando que elas compareçam aos postos de saúde para receber seu repelente”, explica Alexsandra Fontes.

A distribuição de repelentes para gestantes beneficiárias do Bolsa Família é considerada importante, sobretudo, em razão do perfil das mães de bebês com síndrome congênita de Zika. Uma análise feita pelo Ministério da Saúde, no ano passado, mostrava que a taxa de prevalência de bebês com microcefalia era maior entre mães na faixa etária até 24 anos, de cor negra e com até sete anos de escolaridade.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *