Mercado Velho vai virar Centro Cultural em Oeiras

Desativado no início deste mês, o antigo mercado público de Oeiras, conhecido como Mercado Velho, será transformado num Centro Cultural. “Está sendo realizada uma limpeza, vamos fazer uma readequação no que diz respeito a iluminação e recuperação de piso. Vamos transformar o espaço num centro cultural, um local de eventos, vamos dar vida a uma praça enorme com outras atividades”, revela o prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes.

O projeto será executado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), utilizando recursos oriundos do extinto programa Monumenta, que atuava na recuperação e preservação do patrimônio histórico. “O projeto está passando por uma atualização no que diz respeito à estrutura e ao orçamento. A ocupação está sendo discutida com vários órgãos”, explica o secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira.

Revitalizado, o espaço será composto por cafés, botecos de gastronomia regional, área de comercialização para artesanato e um auditório para eventos de pequeno porte. “A ideia é que aquele espaço receba uma cenografia museográfica que vai rememorar antigos ofícios praticados ali”, adianta Stefano Ferreira.

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SeCult) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) são os responsáveis pelo projeto.

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *