Em Oeiras, secretários municipais de Saúde do Vale do Canindé elegem nova coordenação da CIR

Secretários municipais de Saúde de municípios do Território Vale do Canindé estiveram reunidos nesta quarta-feira, 08, em Oeiras, para acolhimento dos novos gestores e eleição da nova coordenação da Comissão Intergestores Regional (CIR), uma instância privilegiada de negociação, articulação e decisão no que diz respeito aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito regional.

Dos 14 municípios que integram o Território Vale do Canindé, 13 estiveram representados no evento – Oeiras, Cajazeiras, Colônia do PI, Santa Rosa do PI, São João da Varjota, Tanque do PI, Bela Vista do PI, Campinas do PI, Conceição do Canindé, Isaías Coelho, Santo Inácio do PI, São Francisco do PI e Simplício Mendes.

Realizado na Câmara Municipal de Oeiras, o encontro contou também com as presenças do diretor-geral do Hospital Regional Deolindo Couto, Alípio Sadi Ibiapina, e da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS-PI), Leopoldina Cipriano.

A secretária de Saúde de Oeiras, Auridene Freitas, foi eleita, por unanimidade, para coordenar a Comissão Intergestores Regional (CIR). A equipe gestora tem também: Maria Moura Fé, de Simplício Mendes, como coordenadora adjunta; Lemontier Martins, de Oeiras, como secretário executivo e Antônio Lusivan, de São João da Varjota como secretário executivo adjunto.

Auridene Freitas coloca que o CIR é um espaço de pactuação dos municípios que compõem o Vale do Canindé. “Todas as discussões, no que diz respeito à implantação de novos serviços e de novos dispositivos dentro dessa região de saúde, são feitas nesse espaço, que é enriquecedor. Daqui fazemos as deliberações das necessidades dos municípios no dia a dia, em vários pontos, desde a atenção básica até a média e alta complexidade. Aqui é feito um levantamento dessas demandas e encaminhado à esfera estadual”, explica a nova coordenadora do CIR.

“Fazemos aqui um fortalecimento da região, com a participação dos secretários trazendo as dificuldades locais, levantando os pontos que precisam ser discutidos e assim nós podemos estar implantando novos dispositivos e serviços de saúde e fortalecer nossa região com o propósito maior de descentralizar os serviços, evitando que algumas situações sejam levadas à Teresina ou outras referências sejam resolvidas dentro própria região de saúde”, acrescenta Auridene Freitas.

Identificar e reconhecer a região de saúde, adotar processos dinâmicos no planejamento regional, atualizar e acompanhar a Programação Pactuada Integrada (PPI) de atenção à saúde, fortalecer iniciativas e ações do Pacto de Defesa do SUS, alinhamento de investimentos e construção de processos para avaliação e monitoramento regional são algumas das competências da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Território Vale do Canindé.

“Esse é um espaço onde podemos opinar e buscar junto com os outros gestores conseguir melhorias para a Saúde de nossos municípios”, comenta Bruna Monteiro, secretária municipal de Saúde de Santo Inácio do PI.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *