OAB colhe assinaturas para implantação de Delegacia da Mulher em Oeiras

Sânia Mesquita, presidente da OAB/Oeiras, encabeça iniciativa

A Subseção de Oeiras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está colhendo assinaturas para criação e implantação de uma Delegacia da Mulher no município. A iniciativa é motivada pelo avanço no número de registros de violência doméstica em Oeiras e em mais nove municípios da região. Em 2016, a Delegacia de Polícia Civil registrou cerca de 90 casos do tipo, segundo levantamento da OAB/Oeiras.

“No último quadriênio, a proporção de inquéritos policiais instaurados referentes ao tema tem se mantido à base de 50% de todas as investigações realizadas pela Polícia Civil, isso sem contar registros de ocorrências em que a vítima não retorna para pedir providências (casos de ameaça, difamação e outros que dependem de representação ou queixa crime da vítima)”, detalha Sânia Mary Mesquita, presidente da OAB em Oeiras.

Por meio de uma subcomissão voltada para a defesa dos direitos da Mulher e da Família, a OAB/Oeiras desenvolveu um estudo dos casos, que resultou na coleta de assinaturas para reiterar o pedido às autoridades constituídas, através de abaixo-assinado. “O atendimento à mulher vítima de violência precisa ocorrer de modo que ela se sinta acolhida. A Subseção tem procurado dar suporte e assistência aos casos mais gritantes, porém se faz necessária e urgente a implantação de rede protetora dos direitos da mulher, iniciando-se pela Delegacia”, avalia Sânia Mesquita.

As assinaturas serão coletadas durante todo este mês de março e, em seguida, serão encaminhadas ao governador do Estado e demais representações políticas e organizações para que o pedido seja efetivado.

Enfrentamento à violência doméstica

Representantes da OAB/Oeiras participaram de uma roda de conversa, com moradoras dos bairros Uberaba, Conjunto Parque Leste e Verde Teto, sobre o enfrentamento à violência contra a mulher . Conduzido pelas advogadas Sânia Mesquita e Laís Carvalho, o bate-papo também abordou a importância da Lei Maria da Penha, que este ano completa 10 anos em vigor.

“Precisamos nos solidarizar e orientar nossos filhos, sobrinhos, enfim, nossas crianças que estão ao nosso redor para que a prática da violência contra a mulher não passe para as próximas gerações”, defende Sânia Mesquita.

O encontro faz parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher promovidas Prefeitura de Oeiras, através das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

Ainda este mês, a OAB planeja realizar um encontro com homens envolvidos em casos de violência doméstica, em Oeiras, para tentar viabilizar um trabalho de conscientização sobre os diretos da mulher.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *