Agentes comunitários de saúde recebem capacitação para uso da plataforma digital do SUS em Oeiras

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 12, a aula inaugural do Capacita ACS, curso de aperfeiçoamento em informática básica, direcionado para os agentes comunitários de saúde do município de Oeiras. Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o curso tem o objetivo de promover a inclusão social e qualificar os processos de trabalho desses profissionais para atuarem com as equipes multiprofissionais, que desenvolvem ações de cuidado e promoção à saúde, registrando no sistema e-SUS, plataforma digital do Ministério da Saúde, dados sobre as visitas domiciliares realizadas nas áreas em que cada profissional atua.

O curso terá duração de três meses e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Juventude, que disponibilizará o laboratório de informática da Praça da Juventude para as aulas, que serão ministradas pelo profissional de Sistema de Informação, Wallace Sá. A aula inaugural aconteceu no auditório da Semusa e reuniu um grande número de agentes comunitários de saúde.

“Em 2013, o Ministério da Saúde implantou a estratégia e-SUS para reestruturar as informações da Atenção Básica e, a partir de então, o município começou a treinar os profissionais e descentralizar todo o processo, adquirindo computadores para as unidades de saúde e informatizando os serviços, aos poucos. Estruturamos a UBS do Canela, que é toda informatizada, com o prontuário eletrônico chamado PEC e agora estamos implantando a mesma estrutura na UBS da Rodagem de Picos, contemplando toda a equipe daquela comunidade. O processo será iniciado este mês. Em virtude de alguns profissionais terem dificuldade com essa ferramenta, a administração entendeu de estar oportunizando para os agentes comunitários de saúde este curso, em parceria com a Secretaria da Juventude”, comenta Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

Considerados a base da Estratégia Saúde da Família (ESF), os agentes de saúde atuam como elo entre a equipe da Unidade Básica de Saúde e a população local e passarão a ter o trabalho informatizado, por meio do uso de tablets. Para tanto, eles serão capacitados para o manuseio correto dos equipamentos de informática e uso da plataforma digital.

No processo de informatização das UBS e aquisição dos tablets para os agentes de saúde, o município investiu cerca de R$ 60 mil, com recursos próprios. “Estamos implantando de internet em todas as Unidades Básica de Saúde, não apenas da cidade, mas também do interior. Solicitamos zelo e compromisso por parte dos profissionais com os equipamentos, que são de um custo muito alto”, acrescenta a secretária.

O prefeito José Raimundo frisa que a qualificação da gestão da informação acontece em conformidade com a política nacional de saúde e é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população oeirense. “O agente comunitário de saúde tem um papel diferenciado no atendimento do SUS. Com a informação bem colhida, conseguimos promover políticas públicas para a população do nosso município, principalmente, àquela que mais precisa”, pontua.

e-SUS
O e-SUS é uma plataforma eletrônica do Ministério da Saúde para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *