Oeiras realiza Dia D da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

Na manhã deste sábado, 14, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, acompanharam as atividades do Dia D da campanha de vacinação antirrábica animal em Oeiras. Como acontece desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde antecipou a campanha, com o propósito de garantir maior segurança sanitária dos animais, das famílias e de toda a comunidade.

Foram instalados 17 pontos de vacinação em diversos locais cidade, para facilitar o acesso da população ao serviço e garantir a imunização de cães e gatos – com mais de 03 meses de vida – em todas as regiões da zona urbana. A vacinação também foi acompanhada pela veterinária Juliana Costa, da Vigilância Sanitária.

A campanha contra a raiva animal foi iniciada na última segunda-feira, 09, nas comunidades periurbanas. A partir de segunda-feira, 16, a vacinação ocorrerá em toda a zona rural de Oeiras. Na zona urbana, as vacinas ficarão disponíveis no Setor de Endemias do município. A expectativa da a Secretaria Municipal de Saúde é vacinar até o final da campanha cerca de 9 mil animais.

Raiva animal

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. Para controlar o problema, o poder público realiza, anualmente, uma campanha de vacinação antirrábica, que permite que os animais sejam imunizados gratuitamente. 

O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *