Sábado (18) é Dia D da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite em Oeiras

Neste sábado, 18, acontece o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo. Em Oeiras, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e os pontos de atendimento do Cebolinha e Uberaba estarão abertos, das 8h às 17h, exclusivamente em função desta ação.

A campanha do Ministério da Saúde é voltada às crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade, incluindo as que foram imunizadas anteriormente. O objetivo é manter elevada a cobertura vacinal contra as duas doenças.

A vacinação começou em 6 de agosto e vai até o dia 31 em todo o país. Em Oeiras, além da programação especial para o Dia D, neste sábado, as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde. Na zona rural do município, as ações da campanha também acontecem desde o dia 06, dentro de um cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

“É importante que você, pai, mãe, ou qualquer outro responsável leve as crianças para as unidades de saúde do seu bairro acompanhadas do caderneta de vacinação e cartão do SUS”, destaca Katharine Dantas, coordenadora de Imunização da Semusa.

Nesta sexta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde promove um apitaço para mobilizar a população para o Dia D da Campanha de Vacinação. A mobilização terá início às 7:30h da manhã, com concentração na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Bairro Rodagem de Floriano. De lá, o apitaço segue pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Imunização

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.

Dia D

Unidades Básicas de Saúde que abrirão neste sábado (18/8), das 8h às 17h, para a vacinação contra sarampo e poliomielite de crianças de 12 meses a menores de 5 anos.

UBS Pedro Barbosa, no Centro

UBS Hailton Alves, no Bairro Rosário

UBS Geraldo Magela, no Bairro Várzea

UBS Paulo de Tarso, no Bairro Rodagem de Floriano

UBS do Bairro Canela

UBS do Bairro Jureminha

UBS do Bairro Oeiras Nova

UBS do Bairro Rodagem de Picos

Ponto de Atendimento do Cebolinha

Ponto de Atendimento do Bairro Uberaba

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *