SAAE desmente informações falsas sobre tarifação aplicada em Oeiras

Devido à divulgação de informações inverídicas sobre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto em Oeiras (SAAE), por parte de um parlamentar da Câmara Municipal de Oeiras, com interesse unicamente político, a autarquia emitiu nota para esclarecer os fatos e desmentir informações falsas, referentes à tarifação e funcionamento do órgão, propagadas recentemente aos cidadãos oeirenses.

Confira a nota:

Mais uma vez o vereador Beron presta um desserviço ao município de Oeiras, agindo de forma irresponsável e sensacionalista. O vereador vive atacando o SAAE e a prefeitura de Oeiras em discursos na tribuna da câmera, em portais e rádios da cidade, no entanto, ele e nenhum vereador da oposição jamais solicitou de forma oficial esclarecimentos sobre qualquer atividade ou ação desenvolvida por esta autarquia, nem ao menos trouxe alguma proposta para melhoria dos serviços prestados, apenas joga ao público com intenções puramente políticas da forma que melhor lhe convém.

Quanto ao ponto levantado sobre o estudo da tarifação do SAAE, de forma alguma foi dito que o SAAE não é autossuficiente, no entanto, para se garantir os investimentos necessários para a melhoria da rede de distribuição de água e de coleta de esgoto, evitando-se o que ocorreu no passado quando as ampliações eram inexistentes, faz-se necessário o estudo, até para que tenhamos embasamento para saber até quanto podemos investir.

A tarifa aplicada hoje pelo SAAE é idêntica à que a AGESPISA aplicava no ano de 2017, sendo que neste mesmo período a AGESPISA já aplicou dois reajustes e o SAAE manteve a mesma tarifação.

Hoje a AGESPISA cobra a tarifa de R$ 31,37 para o residencial não social e a taxa de 65% de esgoto, estando prestes a aplicar novo reajuste, nesta mesma modalidade o SAAE aplica os valores de R$ 26,91 para a água e 50% para o esgoto e cancelamos a cobrança da taxa de manutenção do hidrômetro, estes dados são públicos e podem ser consultados no sítio http://www.agespisa.com.br/site/pages/public/tarifas.jsf.

Ainda referente ao estudo tarifário, está sendo analisada a viabilidade da criação da categoria pequeno comércio social e pequeno usuário residencial, beneficiando usuários que consomem entre 0 a 5 m³ de água mensal com uma tarifa diferenciada reduzida.

Quanto ao tema de cobrança na zona rural, durante a sabatina na Câmara Municipal para aprovação da minha nomeação como diretor da autarquia, o vereador Beron foi um dos que questionou esta cobrança e quando da minha negativa, de que a cobrança não ocorreria, ele defendeu que deveria ser cobrada sim, mas agora com a aproximação do pleito eleitoral fica a proferir discursos demagógicos divulgando inverdades às famílias da zona rural sobre a cobrança da água.

O SAAE não possui nenhuma previsão de cobrança e nenhum estudo referente a isso na zona rural.

Sobre o questionamento levantado quanto ao número de funcionários do SAAE, reforçamos que a AGESPISA possuía apenas 11 poços e durante décadas não realizou nenhum investimento em ampliação da rede de distribuição de água e da rede coletora de esgoto, fato este que obrigou a Prefeitura de Oeiras a criar sistemas clandestinos de distribuição de água, sem nenhum controle de qualidade.

O SAAE possui 254 poços, 23 vezes a mais do que a AGESPISA, duas equipes de ampliação da rede de água e de esgoto, que trabalham diariamente realizando intervenções e ampliações no sistema, já tendo executado 7.700 metros de rede de distribuição de água e 1.318 metros de rede de esgoto.

Caso algum usuário do sistema sinta que está tendo algum tipo de cobrança indevida na fatura procure o SAAE, se confirmado o erro a conta será corrigida imediatamente.

Após estes esclarecimentos, o SAAE se coloca à disposição do poder legislativo, assim como dos veículos de comunicação do município para prestar qualquer informação acerca das atividades da autarquia.

Assuéro Rêgo

Diretor do SAAE Oeiras

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *