Prefeitura de Oeiras inaugura Biblioteca Municipal Escritor José Expedito Rêgo

O prefeito José Raimundo e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, inauguraram na noite desta quinta-feira, 1° de agosto, as novas instalações da Biblioteca Municipal de Oeiras, que agora recebe o nome do Escritor José Expedito Rêgo. Localizado no edifício onde funcionava a antiga sede do Fórum, no Centro Histórico da cidade, a Biblioteca conta com um vasto acervo, centro de leitura público com cabines individuais, guarda-volumes, sala para leitura infantil e sala multiuso, destinada para trabalhos, pesquisas, estudos e leituras em grupos. Todos os ambientes são climatizados.

O prédio foi cedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí e Governo do Estado. O piso superior abriga a parte administrativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que primeiro semestre deste ano, realizou uma campanha de arrecadação de livros para atualização e ampliação do acervo equipamento cultural.

Na campanha, foram arrecadados mais de 2 mil livros, que hoje enriquecem o acervo da biblioteca pública. “Além de fazer memória a esse grande literato da nossa terra, reabrimos a biblioteca num espaço adequado, montado com toda a infraestrutura necessária. Através da campanha, conseguimos arrecadar mais de 2 mil livros para o acervo. Temos aqui todo um espaço aonde as escolas, os jovens e toda a população vai poder desfrutar de conhecimento, de pesquisa e de saber. Ficamos felizes de estarmos entregando mais esse instrumento cultural para a cidade de Oeiras”, celebra Stefano Ferreira.

Bastante prestigiada, a inauguração contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, estudantes e familiares do homenageado. “Esta terra sempre foi sua maior inspiração. Se Machado de Assis imortalizou o Rio de Janeiro no século XIX, se Érico Veríssimo romanceou o seu Rio Grande do Sul, se Jorge Amado cantou a terra da Bahia, José Expedito dedicou o melhor de sua obra literária a Oeiras e sua gente”, destaca Gustavo Rêgo, filho do escritor, ao agradecer a homenagem prestada a seu pai.

Empregando recursos próprios do município, a Prefeitura de Oeiras adquiriu mobiliário e equipamentos, que tornaram o espaço atraente e adequado para pesquisas, estudos, leituras em grupos e individuais, contações de histórias e momentos culturais. “Este centro público de leitura, estudo, conhecimento e pesquisa – hoje situado no coração do Centro Histórico e aberto a toda a nossa população – surgiu da necessidade de um espaço adequado para incentivo e promoção da leitura, sobretudo, para os jovens. Esta é mais uma realização da nossa gestão na valorização de políticas públicas culturais, que visam dar acesso ao maior número de pessoas ao mundo da leitura, do conhecimento e da pesquisa”, ressalta Zé Raimundo.

A solenidade de inauguração foi marcada também por um colóquio sobre a obra do escritor homenageado, conduzido pela professora Elimar Barros.

Homenagem

A Biblioteca Municipal recebe o nome do escritor José Expedito de Carvalho Rêgo. Nascido em Oeiras, José Expedito formou-se em medicina e, além de atuar como médico, foi jornalista, poeta e romancista, sendo autor de vários livros, entre eles, “Né de Sousa” (biografia romanceada do Visconde da Parnaíba, Manoel de Sousa Martins), “Caminhos da Loucura” e “Malhadinha”, considerada pela crítica literária sua obra-prima. É também autor da letra do Hino de Oeiras.

Como jornalista, editou em parceria com Possidônio Queiroz e Costa Machado, o jornal mensal “O Cometa” que circulou, em Oeiras, de 1971 a 1976. Foi um dos fundadores do Instituto Histórico de Oeiras e membro titular da Academia Piauiense de Letras. Faleceu no dia 31 de março de 2000, deixando um importante legado para literatura de Oeiras, do Piauí e do Brasil.

Serviço
Biblioteca Municipal Escritor José Expedito Rêgo
Endereço: Praça de Eventos, S/N, Centro Histórico de Oeiras
Funcionamento: De segunda a sexta, de 07 às 13h | de 14 às 18h

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *