Primeira advogada do Piauí, Esperança Garcia é homenageada em Oeiras

Uma solenidade realizada na noite desta terça-feira, 05, em Oeiras, homenageou Esperança Garcia, reconhecida como a primeira advogada do Estado. O evento foi promovido pelo Centro Cultural Major Selemérico, em parceria com a subseção de Oeiras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Instituto Histórico de Oeiras e Confraria Eça Dagobertiana.

Na ocasião, a advogada Sânia Mary Mesquita, presidente da OAB/Oeiras, ministrou a palestra “Esperança Garcia: Vanguarda de Lutas”. Em seguida, a psicóloga Milena Faustino, do Coletivo Esperança Garcia, apresentou performance e leitura sobre a história e vida de Esperança, símbolo de resistência à escravidão.

Por conta do ativismo de Esperança Garcia, o 06 de setembro foi legalmente instituído como Dia Estadual da Consciência Negra. Foi nesta data, que ela, vítima do flagelo da escravidão, escreveu ao governador da província do Piauí, denunciando as situações de violências pelas quais passava.

 

Fotos: Cassi Neiva e OAB/Oeiras

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *