Prefeito quer municipalização do abastecimento de água em Oeiras

Em Teresina, participando do I Congresso das Cidades, o prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes, falou ao Jornal Meio Norte sobre o projeto de municipalização do sistema de abastecimento de água do município. Segundo José Raimundo de Sá, o atual sistema de Oeiras é precário e fornece água de má qualidade para a população.

Foto: José Alves Filho/JMN

Na última segunda-feira (13), a Prefeitura de Oeiras deu entrada no projeto para a municipalização do sistema de abastecimento, que tem como objetivo a criação do Sistema Autônomo de Abastecimento de Água e Esgotamento (SAAE) do município e a desvinculação da atual gestora do sistema, a Águas e Esgotos do Piauí S. A (Agespisa).

“Ontem demos entrada no projeto de municipalização do sistema de abastecimento de água de Oeiras que vem a ser a criação do SAAE que é o grande projeto da nossa gestão. Esse sistema hoje é feito de maneira precária pela Agespisa. O município de Oeiras há 20 anos não renova com a Agespisa, pelo fato da população hoje estar prejudicada, no que diz respeito ao abastecimento de água e ao sistema de esgotamento sanitário”, afirma Zé Raimundo.

De acordo com o gestor, Oeiras tem hoje 85% de rede de esgoto, é a cidade do Piauí que tem a maior cobertura de esgotamento sanitário do interior e, por conta da não renovação de concessão com a Agespisa, o município não pode avançar com melhorias no abastecimento de água e nem na universalização do esgotamento sanitário. “Queremos levar água de qualidade à população. Por conta disso, nós vamos nos dar este desafio como gestor municipal, para que possamos avançar no sentido de dar boas condições aos munícipes”, finaliza o prefeito.

 

Fonte: Jornal Meio Norte

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *