Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da UFPI realiza aula pública em Oeiras

A coordenação do Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou no último sábado, 08, uma aula pública na cidade de Oeiras. A aula aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e reuniu alunos e professores do mestrado, historiadores, professores e representantes de Casa de Cultura oeirenses.

O evento foi iniciado com uma apresentação da Orquestra de Bandolins de Oeiras, composta por alunos da Escola de Bandolins Dona Petinha. Após as apresentações, o professor Herberth Vinícius discorreu sobre a tradição musical da cidade e falou sobre a inserção das aulas de música nas escolas da rede municipal de ensino, através do projeto Núcleos de Cultura, desenvolvido pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

“A ideia de realizar uma aula pública surgiu exatamente desse diálogo entre a Secretaria de Cultura e Educação aqui do município de Oeiras com a Universidade Federal, por meio do Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia. A proposta é apresentar esse programa de formação pós-graduada para a comunidade de Oeiras e fazer com que outras pessoas concorram a este mestrado e, sobretudo, aprender com vocês de Oeiras. Há muitos anos que caminho para Oeiras, acompanho o trabalho que vocês realizam na cidade, agora com os Núcleos de Cultura e o dinamismo da preservação do patrimônio cultural. Então, a gente tem que trocar ideias, experiências e voltar à Oeiras é sempre uma delícia”, argumenta a professora Áurea Pinheiro, coordenadora do programa de pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia da UFPI.

Na oportunidade, os oeirenses Stefano Ferreira e Pedro Dias, que são alunos do mestrado, apresentaram os trabalhos que estão desenvolvendo na pós-graduação. O professor e historiador Pedro Dias desenvolve um trabalho sobre a preservação do Museu de Arte Sacra, propondo um diagnóstico e documentação do acervo do MAS.

Já Stefano Ferreira realizará um inventário participativo das celebrações do Bom Jesus dos Passos, maior festa religiosa de Oeiras e do Piauí. “Recebemos pesquisadores, que vêm com um olhar técnico sobre o patrimônio e sobre nossas casas museais aqui da cidade de Oeiras. eles estão realizando vários exercícios museográficos e dando essa contribuição com a aula pública, aberta, em que tivemos a participação de professores, pessoas ligadas à Universidade Estadual do Piauí e pesquisadores locais. Então, é um momento de troca de experiências, onde eles puderam perceber também boas práticas relacionadas ao patrimônio, tanto na área do trabalho da gestão, relacionada à Secretaria Municipal de Cultura, como o belo trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, com os seus núcleos de Cultura”, pontua Stefano Ferreira, secretária municipal de Cultura e Turismo.

No sábado pela manhã, os alunos do mestrado participaram de uma visita técnica à diversos espaços da cidade. Na ocasião, a equipe de acadêmicos foi acolhida pelo grupo Conguinhos, que faz parte do Núcleo de Cultura da Escola Municipal Francisco Quirino, e é responsável pela preservação do grupo folclórico Congos de Oeiras.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *