Escolas recebem ações da campanha Setembro Amarelo em Oeiras

Escolas públicas das redes municipal e estadual de Oeiras receberam entre os dias 16 e 20 deste mês atividades da campanha Setembro Amarelo. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Juventude, a palestra “Relações Abusivas? Tô fora!” tratou sobre relacionamentos emocionalmente desgastantes que podem deixar sequelas no futuro.

Com o objetivo de sensibilizar sobre a prevenção ao suicídio, as ações foram realizadas em escolas das zona urbana e rural do município – CETI Pedro Sá, CETI Rocha Neto, Farmacêutico João Carvalho e IFPI, na zona Urbana; e escolas municipais da Briona e Contentamento, na zona rural.

Nas palestras, a psicóloga Ludmyla Sousa falou sobre ansiedade, estresse, depressão e outros transtornos que podem comprometer o bem-estar e a saúde mental dos adolescentes, ressaltando a importância da prevenção e da busca do auxílio profissional para identificar os fatores de riscos e oferecer apoio às famílias.

Durante toda a campanha, o município de Oeiras reforça as ações voltadas para a prevenção do suicídio, visando sensibilizar e conscientizar a população sobre o tema. Ao longo todo o mês, Unidades Básicas de Saúde (USBs) e escolas de Oeiras recebem atividades de valorização da vida e prevenção ao suicídio, organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.

Focando no público jovem, o CAPS, por meio do Núcleo de Prevenção do Suicídio, promoveu no último dia 17, um bate-papo sobre a temática do suicídio com estudantes dos Centros Estaduais de Tempo Integral – CETIS Pedro Sá e Rocha Neto, CEEP Professor Balduíno Barbosa de Deus, Instituto Fontes e grupo Amigos da Misericórdia. O momento foi conduzido pelo psiquiatra do CAPS, Vicente Gomes, com participação da psicóloga Ludmila Sousa.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *