Oeiras recolhe mais de 90 toneladas de material reciclável em seis meses

Em seis meses, a coleta seletiva já recolheu mais de 90 toneladas de materiais recicláveis em Oeiras – 86 toneladas de papelão, 06 de plástico e 01 de metal. O trabalho, realizado pela Prefeitura de Oeiras, por meio da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), foi iniciado em março, com o recolhimento de lixo reciclável em lojas, supermercados e outros estabelecimentos do centro comercial da cidade.

Após a coleta, o material é levado para o Centro de Reciclagem, onde é prensado e armazenado, em parceria com uma cooperativa de catadores e recicladores de resíduos sólidos do município. Em seguida, todo o material é comercializado, gerando renda e promovendo a inclusão social dos agentes que atuam no mercado de reciclagem em Oeiras. Segundo a Prefeitura, o projeto produz melhorias urbanas e impulsiona a sustentabilidade social, econômica e ambiental do nosso município.

Além de papelão, plástico e metal, a Administração Municipal também realiza a coleta de pneus velhos em Oeiras. Em seis meses de coleta, já foram recolhidas 54 toneladas de pneus, na zona urbana do município. Após a coleta, os pneus são armazenados no Centro de Reciclagem e depois recolhidos por uma associação responsável pela logística reversa de pneus, que colhe e encaminha o material para destinação ambientalmente correta.

De acordo com a Prefeitura, a ação é uma medida de responsabilidade ambiental e de saúde pública, que evita que esses materiais sejam jogados nas ruas e terrenos baldios, tornando-se criadouros do mosquito Aedes aegypti e de outros vetores de doenças, como ratos e baratas. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, a reciclagem de pneus possibilita um novo arranjo econômico no município, com a geração de trabalho e renda.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *