Debaixo de chuva, 35 mil fiéis acompanham Procissão de Bom Jesus dos Passos em Oeiras

A chuva forte que caiu na tarde desta sexta-feira, 23, não atrapalhou os devotos de acompanharem a Procissão de Bom Jesus dos Passos, em Oeiras. Maior manifestação religiosa do Piauí, a romaria reuniu cerca de 35 mil fiéis, segundo estimativa da Polícia Militar do Piauí (PM-PI).

A procissão tem início na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e percorre ruas do centro histórico da cidade até chegar ao Paço Municipal, onde acontece o Sermão do Encontro, representação do encontro de Jesus com sua mãe, Maria. Desta vez, o Sermão do Encontro foi proferido pelo bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis Gabriel.

“É motivo de muita alegria estar aqui na cidade de Oeiras pela primeira vez, neste grande evento, um dos maiores eventos religiosos do Estado do Piauí. Estou encantado com a multidão que segue os passos do Bom Jesus. Debaixo da chuva que cai, o povo de Deus é perseverante. É um sinal de fé, porque a chuva é uma bênção, mas nem sempre os nossos passos são dados apenas quando nós estamos debaixo da bênção, às vezes, os nossos passos são dados nas dificuldades. Então, a minha palavra é de esperança, vamos perseverar com Jesus porque, com certeza, quem caminha nos passos de Jesus vai superando os obstáculos”, diz o bispo ao Mais Oeiras.

Ao longo da procissão, são feitas paradas estratégicas nos ‘Passos’, pequenas capelas que representam as estações da Via Sacra. Nesse momento a multidão de fiéis que acompanha o ritual ouve o canto da Verônica – em Oeiras conhecida popularmente como Maria Beú. Segundo o texto bíblico, foi ela a mulher que enxugou o rosto ensanguentado de Cristo no caminho para o Calvário.

Este ano, Maria Beú foi vivida pela segunda vez pela jovem Dayana Mendes. Emocionada, ela conta ao Mais Oeiras que se surpreendeu ao receber novamente o convite para cantar na procissão. “A primeira vez foi muito emocionante e a segunda vez está sendo mais ainda, porque antes eu tinha um grande desejo de participar. Fui, consegui ser em 2015. E na segunda vez eu não esperava, foi uma surpresa, foi um presente. Isso foi algo que trouxe uma maior felicidade para mim, justamente por conta da surpresa. Eu não esperava que iriam me chamar mais uma vez para participar”, comenta Dayana Mendes.

Vestidos de roxo – a cor da penitência para a Igreja Católica – os fiéis acompanham a procissão até a chegada das imagens a Igreja de Nossa Senhora da Vitória.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *