Oficina vai ensinar brincantes de Reisado a confeccionar adereços em Oeiras

Uma oficina promovida pela secretaria municipal de Cultura e Turismo de Oeiras vai ensinar brincantes e simpatizantes de Reisado a confeccionar e customizar adereços. A formação – que acontece no próximo sábado, 14, no Centro Cultural Major Selemérico – será ministrada pelo artista plástico, figurinista e aderecista, Wilson Costa.

“Queremos trabalhar com os integrantes de grupos de Reisado a preservação e reutilização de materiais, sem perder a identidade da manifestação”, pontua o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira, frisando que a formação será realizada em parceria com o Governo do Estado, através da secretaria de Estado da Cultura.

Neste 6 de janeiro, Dia de Reis, a comunidade do Rosário celebra a data com uma missa dedicada a São Benedito e apresentações do grupo de Reisado do Canela e dos Congos de Oeiras.

Reisado

A festividade dos Reis é uma comemoração católica que celebra os Três Reis Magos, e no Piauí ganhou características próprias com a inclusão do boi e de outros elementos como a Negra do Fogo, a Burrinha, o Jaraguá e os caretas. Muitos desses elementos artísticos são resultantes do período de apogeu da pecuária piauiense.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *