Em Oeiras, viúva propõe criação de memorial à Coluna Prestes

A viúva do revolucionário Luís Carlos Prestes visitou nesta segunda-feira, 09, a cidade de Oeiras. Maria Ribeiro Prestes foi recebida pelo prefeito da cidade, José Raimundo de Sá Lopes, e pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, no final da tarde, no Cine Teatro Oeiras, palco de um discurso de Prestes em sua segunda passagem pela primeira capital do Piauí.

“O Prestes me contava que quando esteve aqui foi recebido por vários escritores e acadêmicos”, comenta a viúva sobre as memórias do líder comunista. Ao prefeito, Maria Prestes, propôs a criação de um memorial a Coluna Prestes em Oeiras. “Lanço a proposta de vocês fazerem um memorial para a Coluna”, recomenda Maria Prestes, informando que outras sete cidades que estiveram no roteiro da Coluna já possuem o monumento.

“O trabalho de memória é muito necessário para a história e para a população. A Coluna Prestes é um evento que não pode ser negado, para que as pessoas conheçam o passado do nosso país”, comenta a companheira de Prestes, que na visita estava acompanhada de um grupo de cinegrafistas que gravam um documentário sobre sua vida.

Guiada pelo secretário de Cultura, Maria Prestes também visitou a Catedral Nossa Senhora da Vitória e prédios do centro histórico da cidade. “A visita dela é muito importante para Oeiras, principalmente neste ano em que iniciamos as comemorações do tricentenário. Rememoramos aqui este momento importante da história do Brasil com a visita de Dona Maria Prestes, hoje é guardiã desta página histórica que não pode ser esquecida e que, com muito orgulho, nossa cidade faz parte”, pontua Stefano Ferreira.

“Meu trabalho é não deixar morrer a memória do Prestes. Não se pode falar em história do Brasil sem falar dele e Oeiras é uma estrada cultural para o Brasil”, diz Maria Prestes, citando o ativismo e as lutas sociais encampadas pelo marido.

“Meu Companheiro”

Maria Prestes veio a Oeiras para o lançamento do livro “Meu Companheiro”. De sua autoria, a obra retrata trechos da vida e convivência da escritora com o dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB) durante os 40 anos em que estiveram juntos. O lançamento aconteceu no auditório do campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e reuniu estudantes e professores.

Materiais colecionados pela viúva sobre a Coluna Prestes devem ficar expostos em Oeiras durante alguns dias.

Coluna Prestes em Oeiras

Movimento liderado por militares que faziam oposição à República Velha (1889-1930) e às classes dominantes, a Coluna Prestes acampou em Oeiras em meados de 1926. Na época, Luís Carlos Prestes tinha 28 anos. Na passagem pela cidade, os revolucionários deixaram um mapa contendo o registro de todo o percurso feito até Oeiras.

Sessenta e um anos depois da passagem com a Coluna, em 1987, Prestes voltou a Oeiras, desta vez, acompanhado pela filha (com Olga Benário), Anita Leocádia. Na ocasião, o líder foi recepcionado com um discurso produzido pelo poeta Possidônio Queiroz.

A visita de Maria Prestes é alusiva aos 90 anos da passagem da Coluna Prestes por Oeiras.

Share via
Jadson Osório

Repórter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *