Alunos do IBENS participam de bate-papo com o escritor Cineas Santos

O escritor piauiense, Cineas Santos, é o homenageado deste ano do projeto Chá com Livros, desenvolvido pelo Instituto Barros de Ensino (IBENS). Nesta quinta-feira, 20, Cineas participou de um bate-papo com alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio da escola.

No momento interativo, o escritor falou sobre sua trajetória no universo literário e respondeu perguntas formuladas pelos estudantes. “Quem escreve se comporta, mais ou menos, como um náufrago, que numa ilha deserta tem algumas garrafas, escreve mensagens e as joga no mar, na expectativa que alguém recolha a garrafa e leia o pedido de socorro. Quem escreve faz exatamente isso. Todas as vezes que você escreve, você joga uma garrafa ao mar, na expectativa de que alguém possa encontra essa garrafa com a sua mensagem. Escrever nada mais é que uma tentativa de estabelecer laços, estabelecer comunicação, criar amizades, criar vínculos com as pessoas”, comenta.

Cineas também falou sobre sua emoção ao saber da homenagem promovida pelo IBENS. “Eu me sinto profundamente honrado todas as vezes que me convidam para a escola, notadamente escola de crianças pequenas, que são muito honestas. Quando elas gosta, gostam! Quando não gostam, não gostam! E eu acho isso muito bom. Então, para mim é uma alegria ser homenageado em Oeiras, no ano em que a cidade completa 300 anos, porque também me sinto um pouco com 300 anos”, descontrai o escritor.

A professora Socorro Barros destaca que o objetivo do projeto é despertar os alunos para a importância da leitura, interpretação e produção literária. “A obra de Cineas Santos está sendo trabalhada em todas as séries escolares, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Os alunos vêm identidade nas histórias que ele conta”, resume Socorro Barros.

O bate-papo com Cineas Santos foi apenas uma atividade do projeto Chá com Livros, que será consolidado nesta sexta-feira, 21, a partir das 18h, no auditório do Centro Diocesano Dom Expedito Lopes (Antigo Frei Jordão).

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *