Grupo debate ações de prevenção e enfrentamento do suicídio em Oeiras

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 20, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Oeiras, o primeiro encontro do Grupo de Apoio Permanente e Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento do Suicídio. Criado no início deste ano, o grupo integra o Núcleo de Prevenção do Suicídio, que objetiva reduzir os índices de suicídios, de tentativas e danos sociais causados por esse fenômeno, através de ações de prevenção e posvenção.

O Núcleo de Prevenção do Suicídio foi instituído em 2010, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para desenvolvimento de ações e propostas focadas na linha de cuidado em rede, encaminhamento aos serviços de referência (CAPS I) e construção do Projeto Terapêutico Singular e Matriciamento, o suporte realizado por profissionais e diversas áreas especializadas dado a uma equipe interdisciplinar com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar suas ações.

“O cuidado com as pessoas em situação de risco é um trabalho contínuo, e que precisa ser acompanhado pela atenção primária, especialmente pela estratégia de Saúde da Família, que desempenha um papel-chave, assegurando a continuidade dos cuidados, a adesão ao tratamento, garantindo a integração com a saúde metal sobre os avanços e problemas ao longo do tratamento”, explica Evanilde Borges, coordenadora do Núcleo de Prevenção do Suicídio em Oeiras.

O Grupo de Apoio Permanente e Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento do Suicídio é composto por representantes de diversos segmentos da sociedade, entre eles, membros da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal da Juventude, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Polícia Militar, Igreja Católica e Igreja Batista.

“Considerando toda a complexidade desse fenômeno, que se constitui como um sério problema de saúde pública, e com o intuito de intensificar as ações foi instituído o Grupo de Apoio Permanente e Intersetorial de Prevenção do Suicídio, baseado no decreto Nº 23 de janeiro de 2017, que propõe estratégias como, por exemplo, discutir problemáticas, planejar, monitorar e a analisar ações desenvolvidas”, informa Evanilde Borges.

Participando dos debates do Grupo, a secretária municipal da Juventude, Heloísa Helena, ressaltou que este ano a Caminhada da Paz, realizada através de parceria do Rotary Clube e Secretaria Municipal da Juventude, tem como tema a Valorização da Vida. O evento acontece dia 1º de maio.

CAPS realiza monitoramento de casos

Em Oeiras, o CAPS faz, desde 2010, um monitoramento de casos de suicídio, de tentativas e ideação suicida, e realiza visitas domiciliares para combater o fenômeno. “Desenvolvemos ações de rotina para prevenção e enfrentamento do suicídio. É um trabalho silencioso, que acontece diariamente”, comenta Sueli Vianna, coordenadora do CAPS, informando, ainda, que o Núcleo de Prevenção do Suicídio elaborou e implantou uma cartilha para manejo de casos de ocorrência do fenômeno.

As cartilhas são destinadas aos profissionais de saúde, mas, de acordo com Sueli Vianna, o CAPS planeja lançar uma nova edição, destinada para educadores. “A cartilha dos educadores será focada na identificação dos fatores associados ao suicídio, como: abuso sexual, depressão, bullying, alcoolismo, consumo de drogas, isolamento social, entre outros”, pontua a coordenadora. Além da cartilha, o Núcleo de Prevenção também promove rodas de conversa sobre o tema.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *