Tudo com amor, por amor e para o amor

Por Nádia Lima*

A Associação das Filhas de Santo Antônio de Oeiras, na última segunda feira, dia 14 de janeiro de 2019 se reuniu na sua casa sede para refletir e para planejar as atividades deste ano. Foi um momento de espiritualidade, partilha de vida e de projeção de missão tendo como eixo a confiança: a confiança em Deus, confiança em si e a confiança nas mais diversas expressões de amor. Depois da oração inicial, a irmã Nalvinha apresentou seu depoimento da confiança a partir da oração, da perseverança na fé. Diante de uma gravidez de risco e  de um parto complexo, foi fundamental a confiança em Deus de que a vida do seu filho iria nascer sadio e crescer bem em estatura e sabedoria. E tudo ocorreu e ocorre bem por graça e amor de Deus. A força da oração contínua e o acreditar sem perder a fé foram expressões vividas na confiança de que tudo acontece nos planos do amor de Deus. Um outro fato que alimentou o depoimento de Nalvinha foi um grave acidente sofrido por seu irmão. Tudo poderia ser trágico e fatal, mas a confiança em Deus e a perseverança na fé e na oração fortifica toda a família a viver esse momento de zelo, de confiança e de cuidados pela vida desse caro enfermo.

Em seguida o Pe Chagas Martins, Vigário Paroquial da Sagrada Família, refletiu a confiança com o texto bíblico de Lc 19,27, trazendo presente o seguimento a Jesus sem medo, sem dúvidas, na confiança na graça independente de qualquer bem ou estrutura material. A verdadeira confiança é em Jesus e não nas coisas. Com o texto Jo 5,13-15, o padre apresentou a confiança em Deus a partir da confiança no poder de Deus, do acreditar que Deus pode fazer o que Ele quer a partir da vontade dEle. Resta a cada um a fé e a confiança na ação do Deus do impossível. A falta de confiança fecha a pessoa para a ação e a graça de Deus. O padre ainda falou a partir do texto de Rm 8, 35-39 que nada, absolutamente nada pode nos separará do amor de Deus. A não confiança no amor de Deus não tem sentido, deixa a pessoa vazia, confusa e cheia de angústia. Refletiu, ainda o sacerdote com o texto Fl 4, 10-14, que a confiança em Deus deixa a pessoa cheia de alegria, apta para o florescer no novo e preparada para novas oportunidades. No pensar o ano de 2019 com amor, por amor e para o amor a confiança se torna imprescindível.

Depois da reflexão do padre, a Professora Cristiane Barros fez um depoimento de confiança a partir da experiência vivida dentro da família diante de uma doença rara de seu filho. O seu filho depois de um tratamento delicado estava sujeito a sequelas que poderiam marcar para o resto da vida aquela criança. Mesmo assim, a confiança na total recuperação do seu filho sempre foi presente. A oração permanente e contínua na família alimentava a esperança de que tudo daria certo. Apesar dos médicos apontarem rumos diferentes, depois dos procedimentos, a criança já saiu do hospital já caminhando e em condições surpreendentes que os profissionais de saúde não compreenderam, a não ser por ação e graça de Deus. A confiança em Deus, a perseverança na fé e a oração iluminam, fortificam e alimenta a esperança dos que acreditam na graça de Deus, no poder de Deus e na ação de Deus, pois para Deus nada é impossível.

Imbuídos na confiança em Deus, a Associação das Filhas de Santo Antônio elegeu a sua nova diretoria para o biênio 2019-2020, ficando assim definido: Presidente – Nádia Lima; Vice-presidente – Ceiça Nascimento; 1ª Secretária – Dirce Campos; 2ª Secretária – Francildes; 1ª Tesoureira – Nayra Reis; 2ª Tesoureira – Tereca; Diretora de Protocolo – Ceiça Campos; Conselho Executivo – Perpétua, Euselita e Zezé.

O encontro concluiu com uma confraternização num clima de alegria, partilha e entusiasmo para assumir e viver a missão de Filhas de Santo Antônio com amor, por amor e para o amor. E queremos agradecer as irmãs pela confiança depositada em nós para assumir o mandando de 2019 – 2020

 

*Nádia Lima é presidente da Associação das Irmãs de Santo Antônio.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *