Técnicos agrícolas de 14 cidades participam de capacitação do programa ‘Sertão Irrigado’, em Oeiras

Técnicos agrícolas de 14 municípios piauienses participaram nesta quinta-feira, 30, em Oeiras, de uma capacitação do programa ‘Sertão Irrigado’. A formação foi promovida pela Coordenadoria Estadual de Fomento à Irrigação (COFIR), na Escola Agrícola Dom Edilberto, situada na localidade Caldeirões.

A capacitação envolveu secretários municipais de agricultura e desenvolvimento rural, técnicos agrícolas, estudantes da Escola Agrícola e do Campus de Oeiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). “Estamos preparando nossos parceiros, que na sua grande maioria são as secretarias de agricultura dos municípios das regiões semiáridas, que vieram com suas equipes técnicas, funcionários do Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), membros de associações. Técnicos que vieram se capacitar para que possam executar o programa nos seus referidos municípios”, explica Jonas Alves, diretor de irrigação da COFIR.

Durante todo o dia, os técnicos tiveram lições teóricas e práticas de instalação e manejo dos sistemas de irrigação disponibilizados pelo programa. “Montamos hoje dois sistemas de irrigação: um por mini aspersão, com área de aproximadamente meio hectare e um de gotejamento com a área de mil metros quadrados. Também fizemos uma apresentação alinhando os objetivos principais e como vamos trabalhar para melhor executar o programa no Estado do Piauí”, resume o diretor.

“Agora vamos entregar os sistemas de irrigação e estender este modelo de capacitação para outros municípios. Esses profissionais que passaram o dia conosco vão começar a se organizar para fazer a capacitação no seu município e, simultaneamente a entrega dos kits de irrigação”, acrescenta Jonas Alves.

O secretário de Agricultura de Gilbués, Fabriano Corado, conta que é a primeira vez que o município desenvolve um projeto voltado para a agricultura irrigada. “Pela primeira vez vai acontecer alguma coisa na área de irrigação no município de Gilbués. Estamos sensibilizados com essa causa lá. É uma região com um solo extremamente rico. São problemáticos fisicamente, mas quimicamente são muito ricos. São solos que em sua grande maioria não precisam de correção, porque o PH é neutro e agora com os kits de irrigação a gente vai dar um incremento na nossa agricultura familiar”, informa o engenheiro agrônomo.

Vamos estimular principalmente os pequenos e médios produtores para que eles possam repassar os seus produtos para a merenda escolar. O pequeno e médio produtor precisa produzir numa época de entressafra, onde pega um preço melhor nos produtos. Muitos deles não têm acesso a essa tecnologia, muitos têm vontade de plantar e não conseguem e isso vai fazer com que a gente possa incrementar nossa agricultura.

Sertão Irrigado

O programa Sertão Irrigado foi lançado no início de março pelo coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá. A iniciativa tem o objetivo estimular, acompanhar e orientar a agricultura irrigada em todo o Piauí.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *