Seminário debate ‘Fake news e jornalismo de paz’ em Oeiras

Fake news e jornalismo de paz. Este foi o tema do 1° Seminário de Comunicação promovido na última sexta-feira, 31, pela Diocese de Oeiras, através da Pascom Diocesena. Realizado no Cine Teatro, o evento foi mediado pelo seminarista Lael Rodrigues e contou com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas e de representes diversos segmentos da sociedade.

O seminário foi introduzido pelo bispo de Oeiras, Dom Edilson Nobre, que também é mestre em Comunicação. Ele lembrou que o assunto foi tema da mensagem do Papa Francisco no 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em maio, e citou passagens bíblicas para ilustrar que ‘fake news’ não é um tema novo.  “O conceito de verdade, no contexto bíblico, é aquilo em que podemos nos apoiar para não cair. Por isso, Jesus se apresenta como a verdade”, defendeu o religioso.

Dom Edilson convocou jornalistas e comunicadores à produção de um jornalismo de paz, que esteja a serviço das pessoas. “Especialmente, as que não têm voz”, destacou.

Além do bispo de Oeiras, também participaram do debate: as secretárias municipais de Educação, Tiana Tapety, e de Juventude, Heloísa Helena; e Raí Silva Júnior, jornalista, publicitário, especialista em Marketing e em Comunicação Pessoal.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *