Programa de Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Oeiras realiza imunização de servidores

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, está realizando a atualização do calendário vacinal de todos os servidores da Prefeitura de Oeiras. Esta semana, servidores, secretários municipais e o prefeito José Raimundo foram imunizados, em ações realizadas pela Semusa no Paço Municipal e Praça da Juventude.

O Programa de Assistência Direta à Saúde do Trabalhador foi iniciado em 2017, atendendo apenas servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Este ano, a iniciativa foi ampliada para todas as secretarias municipais, tendo atendido cerca de 240 profissionais, entre junho e dezembro. O Programa oferece exames laboratoriais, acompanhamento nutricional, atendimento odontológico, consultas médicas e terapias integrativas, como a auriculoterapia.

O objetivo é prevenir agravos decorrentes do exercício laboral, promover hábitos de vida saudáveis, assistir clínica e integralmente o profissional e proporcionar um programa de educação permanente com temas relacionados à saúde, manejo de resíduos de serviços de saúde e biossegurança.

Contribuindo para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e promoção da qualidade de vida dos servidores, o Programa já diagnosticou casos de diabetes, hipertensão, obesidade e hiperlipidemia.

A iniciativa faz parte da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ministério da Saúde, medida alinhada ao conjunto de políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *