Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo segue até 28 de setembro em Oeiras

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo segue até o dia 28 de setembro, em Oeiras. Crianças de um ano até menores de cinco devem ser imunizadas contra as duas doenças. A cidade ainda busca atingir a meta de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 95% do público-alvo.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura para poliomielite atingiu 90,78%. Para a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola a cobertura está em 91,06%. Os números são superiores ao índice estadual.

A campanha nacional encerraria, inicialmente, dia 31 de agosto, mas os municípios e estados que não alcançaram a meta tiveram mais duas semanas de mobilização, que terminou na última sexta-feira, dia 14 de setembro.

As doses estão disponíveis, gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Os pais que ainda não vacinaram seus filhos devem levar o cartão de vacina para atualização.

O sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas que podem resultar em complicações graves para as crianças, podendo levar até a morte. Entre as sequelas da poliomielite estão, por exemplo, paralisia de membros inferiores e de músculos da fala e de deglutição, osteoporose e atrofia muscular. Já o quadro de pacientes com sarampo, por sua vez, pode evoluir para doenças como pneumonia ou até mesmo levar a criança à óbito.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *