SAAE Oeiras explica tarifação de residências que ainda não possuem hidrômetros

Reforçando o compromisso com a qualidade, transparência e eficiência, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa, periodicamente, a população oeirense sobre o funcionamento dos serviços prestados. Seguindo esta proposta, a autarquia esclarece à população os parâmetros adotado no sistema de tarifação nas residências que ainda não possuem o hidrômetro instalado no município de Oeiras.

O engenheiro Assuéro Rêgo, diretor do SAAE, explica que existem várias categorias de tarifação no SAAE. “Quando se tem o hidrômetro instalado, o usuário passa a se enquadrar na tarifação residencial, podendo se enquadrar na taxa normal ou na social.  Quando não há o hidrômetro instalado só existe uma categoria de tarifação, que é considerando o consumo de 12 metros cúbicos. Não existe na lei do SAAE outra forma de tarifar essas pessoas que estão sem hidrômetro, sem ser cobrando os 12 metros cúbicos, que é a tarifa mínima normal para quem não tem hidrômetro”, informa.

O diretor comenta como tem sido a forma de ação do SAAE nos bairros onde havia sistemas alternativos de abastecimento e ainda não possuem o hidrômetro instalado. “O SAAE faz o tratamento do poço, faz a análise da água para verificar se esta nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Após isso, a equipe já vai executando a ampliação das redes de abastecimento, conjuntamente com essa ampliação realizamos a substituição de mangueiras e de tubulações inapropriadas.  Após isso,  começa a ser feito o cadastro das pessoas. A medida que vai acontecendo a ampliação, outra equipe vem instalando os hidrômetros”, pontua.  

Ele lembra, ainda, que as localidades onde estão sendo feitas a instalação dos hidrômetros passaram meses consumindo água tratada sem cobrança. “Mesmo pagando os doze metros cúbicos, antes de se instalar os hidrômetros, eles não estão pagando a mais do que se é consumido, pois eles já vinham consumindo meses anteriores. O trabalho de colocação do hidrômetro está vindo em sequência, então não vai haver prejuízo pra ninguém”, destaca.

Assuéro informa também que após a instalação do hidrômetro na residência, caso o usuário se enquadre na tarifa social, ele deve procurar o SAAE para se cadastrar. “Atendendo as exigências para o programa, ele será cadastrado com essa tarifa”, esclarece o diretor. E ressalta que a previsão para conclusão da instalação dos hidrômetros nessas residências é para o mês de julho. “Até a metade do próximo mês já temos concluído essas instalações”, finaliza. 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *