Projeto do IBENS homenageia ‘Oeiras: Terra Máter do Piauí’

Parafraseando Possidônio Queiroz, o projeto “Cultura e Ciências – dois polos numa mesma convergência”, do Instituto Barros de Ensino (IBENS), desenvolveu este ano o tema “Oeiras: Terra Mater do Piauí”.

De acordo com a professora e historiadora, Socorro Barros, a proposta desta edição do projeto é dar visibilidade aos 300 anos de Oeiras, através de abordagens sobre sua História, Memória, Cultura e Identidade. “O ponto máximo foi o conhecimento sobre o vaqueiro, materializando essa o aprendizado em homenagem a Domingos Onça, vaqueiro oeirense. Além disso, a descoberta sobre a dança das Pastorinhas foi outro momento Mágico”, comenta a professora.

Durante todo o projeto, os estudantes do IBENS realizaram pesquisas sobre o tema, embasadas na literatura de Bugyja Britto, com Menino Catônio; José Expedito Rêgo, com Histórias do Tempo Antigo; Joaquim Copeiro, com Rememorando o Passado; João de Carvalho Sá, com Coisas de Oeiras II. Além das revistas do Instituto Histórico de Oeiras e Viva Oeiras, do Jornal O Cometa e dos Almanaques IBENS.

Convertido numa grande homenagem a Oeiras, o projeto “Cultura e Ciências – dois polos numa mesma convergência” foi apresentado no último final de semana, em duas fases: na sexta-feira, 23, apresentações teatrais no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes; no sábado, 24, apresentações coreográficas, no Terraço Show.

Veja fotos:

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *