Professores da rede municipal participam do Congresso de Direitos Culturais em Oeiras

Os coordenadores das ciências humanas, professores de história e geografia, zona rural e urbana, e a coordenadora dos núcleos de cultura da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) participaram entre os dias 27 e 29 de setembro do I Congresso Internacional de Direitos Culturais.

Promovido na cidade de Oeiras a através da OAB Nacional, do Piauí e de Oeiras, o congresso debateu experiências para proteger o patrimônio cultural dos municípios, no caso, neste primeiro evento, Oeiras. Com os recentes casos de incêndios de fontes culturais, como a Catedral de Notre Damme (França), o Museu Nacional (Rio de Janeiro), o tema ganhou força e expôs os elementos normativos e as formas de conhecer para proteger todo esse patrimônio e a memória coletiva.

Durante o congresso, foram promovidas oficinais, atividades culturais e apresentações de artigos científicos. Além disso, os participantes conheceram mais sobre a cultura oeirense através de um circuito turístico realizado nos pontos históricos e culturais do município.

O congresso formou atores culturais no município para facilitar a captação de recursos para os sistemas culturais dos municípios e fortaleceu os educadores.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *