Prefeitura realiza mobilização de combate ao Aedes aegypt em Oeiras

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira,16, no Bairro Canela, um ciclo de mobilizações contra o mosquito Aedes aegypt, transmissor da Dengue, Zika e Febre Chikungunya.

Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde, explica que as ações devem acontecer em diversos bairros da cidade e em comunidades da zona rural. “A cada semana, pretendemos fazer esse trabalho num bairro, desenvolvendo ações educativas junto às comunidades”, coloca a secretária, informando que a mobilização ocorre em parceria com a secretaria Municipal de Obras, agentes de combate à endemias, agentes comunitários de saúde e equipe de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).

Segundo a secretária, sindicatos, associações de moradores, escoteiros e representantes de outras entidades também serão integrados à mobilização. “A comunidade é mobilizada previamente, através de chamadas no rádio e em carros de som para que sejam realmente parceiros neste processo. Não se combate ao mosquito uma mês ao mês, uma vez por semana. Esse combate acontece diariamente”, frisa Auridene Freitas.

O prefeito José Raimundo Lopes ressalta que, além de combater o mosquito Aedes aegypt, a mobilização tem o papel de conscientizar os moradores sobre os danos que ele pode causar. “É importante fazermos esse policiamento nos locais com possíveis focos do mosquito. E fundamental que a gente saiba que isso pode acontecer dentro das nossas casas. Então, para evitar isso, é fundamental esse trabalho de combate e conscientização”, alerta o prefeito.

No início de março, a Secretaria Municipal de Saúde apresentará um cronograma elencando as comunidades envolvidas nas mobilizações, que devem acontecer ao longo de todo o ano.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *