Oeiras completa 300 anos; veja fotos da cidade mais antiga do Piauí

Oeiras completa 300 anos nesta terça-feira, 26 de dezembro. A cidade foi fundada no século XVIII, por vaqueiros que estabeleceram fazendas de gado na região, dando origem aos primeiros núcleos populacionais do Piauí. Foi a primeira vila, a primeira cidade e primeira capital do Estado, deixando o posto para Teresina, em 1852.

Constituída ao redor de uma igreja, a cidade preserva fortes traços e tradições católicas, com grandes manifestações religiosas como a romaria de Bom Jesus dos Passos, Semana Santa, Festa do Divino e Festejo de Nossa Senhora da Vitória, a quem foi consagrado o primeiro templo regular do Piauí.

A cidade guarda um patrimônio histórico dos mais valiosos, com seus casarões coloniais e monumentos dos séculos XVIII e XIX. Nessa paisagem, estão inseridas a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória e o Sobrado João Nepomuceno (Paço Episcopal) – os mais importantes bens do patrimônio tombado. O centro histórico permanece como núcleo administrativo e econômico da cidade, que caminha chega ao tricentenário com uma atmosfera acolhedora e sentimental.

Oeiras é o lugar onde tudo vira história, onde as tradições são passadas de pais para filhos, onde Deus pôs generosamente seu pé para demarcar a sacralidade do lugar. Nas ruas, procissões seculares expressam a essência da cidade, Patrimônio Histórico Nacional, conhecida como Capital da Fé.

Para comemorar os três séculos da cidade, o Mais Oeiras selecionou fotos de cenas da cidade. As imagens são da fotógrafa Cristianne Guedes.

Veja fotos:

Share via

1 Comment

  1. Minha linda cidade que amo de paixão Parabéns pelos 300 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *