IFPI/Oeiras promove palestra sobre uso do Sisteminha Embrapa como estratégia para produção familiar

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus Oeiras, em parceria com a Embrapa Meio-Norte, realiza nesta quarta-feira, 09, uma palestra sobre o Uso do Sisteminha Embrapa como estratégia para aumento da produção familiar. A palestra terá início às 07:30 horas da manhã, no auditório do Campus Oeiras, e será aberta a todo o público interessado.

O Sisteminha Embrapa é uma tecnologia de produção integrada de alimentos que consiste num rodízio de produção que envolve a produção integrada de frutas, hortaliças, aves (ex.: codornas, galinhas poedeiras ou de corte), pequenos animais (ex.: porquinho da Índia, porco) e peixes, com a recirculação de nutrientes a partir da criação de peixes.

O Sisteminha Embrapa é uma tecnologia de produção integrada de alimentos, fundamentada em quatro princípios: 1) Miniaturização; 2) Replicabilidade; 3) Escalonamento da produção; 4) Segurança alimentar e nutricional, apropriada para agricultores familiares.

Quem ganha com isso

Moradores/produtores de áreas urbanas, periurbanas e rurais, inclusive comunidades quilombolas, aldeias indígenas e agricultores familiares.

Abrangência geográfica

Piauí, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, África (diversos países: plataforma Market Place)

Benefícios sociais

Os impactos institucionais são grandes, pois a utilização da tecnologia está se tornando política pública, com previsão de grande número de Sisteminhas a serem instalados por governos municipais e estaduais. O Sisteminha também recebeu dois prêmios nacionais (Embrapa 2012 e Prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013) e o prêmio internacional da Rede Innovagro 2014, com sede no México. A solução pode serh utilizada no Brasil inteiro e exterior, e vem se tornando política pública, com projetos de instalação de mais de 3 mil Sisteminhas.

Na oportunidade, será montado um tanque para 160 alevinos de tilápia. Este tanque ficará no Campus para demonstrações e aulas práticas e a sua produção irá para o Refeitório Institucional.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *