IBENS promove 5ª Feira de Empreendedorismo em Oeiras

O Instituto Barros de Ensino (IBENS) promoveu no último sábado, 29, na Praça de Eventos, a 5ª Feira de Empreendedorismo. A iniciativa tem a parceria do Sebrae, através do projetos do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e Despertar.

A professora Socorro Barros explica que a iniciativa tem o intuito de despertar o empreendedorismo nas crianças e nos jovens do IBENS, para que desde cedo eles desenvolvam habilidades e comportamentos empreendedores. “Os dois projetos têm um material próprio cedido pelo Sebrae, os meninos ganham esse material e os professores orientadores de cada série desenvolvem em aulas durante a semana e aos finais de semana, que a gente chama de oficina. Essas aulas são para ensinar as características do comportamentos empreendedor e relacionar isso à vivência diária deles”, afirma Socorro Barros.

“Na educação empreendedora, o objetivo é que o aluno ganhe maturidade para dirigir a vida profissional que ele almeja enquanto aluno. Então, cada turma tem um tema e, durante dois meses desenvolvemos esse projeto, em que eles têm como objetivo criar uma empresa, decidir qual o produto desta empresa, produzir esse produto e a culminância é esta feira. Então, todas as empresas apresentam seus produtos, contando as dificuldades, as facilidades, os desafios e como eles utilizaram a resiliência durante todo este período”, acrescenta a professora.

No Ensino Infantil, o projeto é desenvolvido utilizando ensinamentos de obras literárias.  “Este ano, trabalhamos com ‘João e o Pé de Feijão’ e com ‘A Economia de Maria’. Eles também estudam as características do comportamento empreendedor, relacionando com a história literária, criam uma empresa, produzem os produtos e fazem a apresentação, que é a venda”, finaliza Socorro Barros.

Empreendedorismo Social

Além da Feira de Empreendedorismo, o IBENS estabeleceu uma parceria com a Prefeitura de Oeiras para revitalização da Praça Maria de Cota, no Bairro Canela, no âmbito do projeto ‘A Praça é do Povo’, que consiste na adoção do espaço pela escola e pela comunidade. A obra foi entregue na última quinta-feira, 28, e integra projeto de Empreendedorismo Social, que engaja diversos segmentos da sociedade, entre eles, o Poder Público.

Em nome do IBENS, o aluno João Neto falou sobre a parceria com a Prefeitura para melhoramento e preservação da praça. “Vem materializada nesta obra a efetiva parceria, firmada com o prefeito José Raimundo, quando propomos a revitalização da praça do Canela e fomos ouvidos e levados à sério, por mais utópico que fosse nosso projeto. Essa praça revitalizada, imortaliza o nome de uma mulher guerreira, grande exemplo de bondade e empreendedorismo social, como foi a inesquecível Maria de Cota”, pontua o aluno.

Também na quinta-feira, ocorreu entrega de uma Bibliobrinquedoteca ambulante para a Pastoral da Criança do Bairro Várzea, como parte do Projeto de Empreendedorismo Social, desenvolvido pelos alunos do 8° Ano. “Gratidão a todos que contribuíram com a nossa proposta”. Ficamos com a frase da voluntária Heceonira Santana: “Minha formação é essa: trabalhar pelo bem comum da comunidade”, resume o professor Alberth Ferreira, orientador do projeto de empreendedorismo social.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *