Kits de irrigação mudam a vida de agricultores familiares em Oeiras

“Foi quem salvou a gente esse ano”. A frase é da agricultora Maria dos Passos Veloso, do povoado Soares, zona rural de Oeiras. Há cinco anos, ela e o marido, José Veloso Filho, plantam e colhem legumes e verduras produzidos de forma perene, graças ao kit de irrigação doado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sema).

José Veloso Filho, 34 anos, conta que trabalhou durante um ano e quatro meses como ajudante de pedreiro em São Paulo e, ao voltar à Oeiras, viu no kit a possibilidade de mudar de vida. “Tinha o sonho de ter uma motinha. E trabalhando lá tirei o sentido na moto e voltei para o poço. Trabalhei muito e com o dinheiro que sobrou cavei o poço aqui. Depois tive a felicidade de receber o kit de irrigação. No início, achei que não ia dar certo, mas deu”, narra o agricultor, que hoje produz e comercializa melancia, abóbora, milho e feijão.

“No começo plantava só para mim mesmo, mas aí devagarzinho começou a sair…Agora ajuda na renda de casa”, comenta, orgulhoso, o agricultor. Três vezes por semana, Zé Veloso, como é conhecido, leva o que o produz para ser comercializando no Centro de Oeiras. “A hortaliças vendo aqui mesmo no interior, os outros [produtos] entro na cidade”, acrescenta Zé Veloso.

Alface, cheiro-verde e pimenta, de variados tipos, são o carro-chefe da horta do produtor rural. “Quero aumentar a produção. Aí foi comprada com dinheiro de pimenta”, diz o produtor, apontando para a TV de última geração na estante da sala de sua casa. Zé Veloso comenta que, assistindo ao programa Globo Rural, viu como funciona o plantio e manejo da palma e pretende aplicar o que aprendeu na sua propriedade. “Aprendo muita coisa assistindo”, pontua.

Zé Veloso também quer investir na criação de caprinos e ovinos. O esterco dos animais é utilizado para adubar as plantações do agricultor. “Ajuda muito o esterco. E o de bode é mais produtivo que o de ovelha”, observa o produtor, que atualmente possui um pequeno rebanho de ovinos e começou a adquirir os primeiros caprinos. “O chiqueiro já está pronto”, diz, referindo à estrutura de madeira construída por ele para abrigar os animais.

O casal de agricultores também produz pasto para os animais. “Todos os anos a gente comprava pasto para dar aos bichos, mas este ano, graças a Deus, deu certo a gente mesmo cultivar”, agradece Zé Veloso, lembrando que também recebeu um kit pastagem da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

“Aqui é minha fonte de alegria, estou ganhando daqui. Estou numa área que dá certo. Estou trabalhando para mim, não tenho patrão. Agora tem que ter coragem e orientação. Quem me representa é meu serviço”, comemora o agricultora familiar, que agora pretende investir na criação de peixes. Um tanque está sendo cavado na propriedade para receber os animais.

Produção é vendida no comércio local

O trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente também está fazendo a diferença no povoado Contentamento, onde os irmãos Evaldo e Airton mantém uma intensa produção de abóbora, macaxeira, batata doce e de leite.

Eles também foram contemplados com o kit de irrigação e, através disso, conseguiram aumentar a escala de produção em sua propriedade. Hoje, Evaldo e Airton fornecem produtos para o comércio local e vendem parte de sua produção para a merenda escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “É possível com essa produção obtida, manter a propriedade e garantir um incremento na renda da nossa família”, pontuam os irmãos agricultores.

Quem também passou por uma transformação após conhecer o apoio e incentivo à irrigação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Oeiras, foram os irmãos Vicente e e Lourival. Eles equiparam e reativaram um poço tubular em sua propriedade Saco do Uruçu, na região do Alto Sereno.

Motivado, o agricultor Vicente conta que, com recursos próprios adquiriu um kit gotejamento 1000 metros quadrados, e está produzindo milho e feijão. “A irrigação faz a diferença. Enquanto os vizinhos estão ainda plantando e sem garantia de colheita, eu estou colhendo. E o secretário Juvenal está nos apoiando para que sejamos contemplados com um kit de irrigação pela Secretaria, podendo assim aumentar minha área irrigada”, comenta o agricultor

“Estou satisfeito, pois com a irrigação, além de produzir alimento para o consumo da família é possível gerar emprego e renda podendo viver neste sertão com mais dignidade”, acrescenta Vicente.

O secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, não esconde a satisfação com o êxito dos agricultores familiares beneficiados pela Secretaria. “Sinto-me satisfeito em termos no nosso município produtores com essa postura, motivados em produzir com comercialização garantida, contribuindo assim com a redução de importação de produtos de outros Estados”, celebra Juvenal Souza.

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *