Dom Edilson Nobre ordena três diáconos nesta sexta-feira (21) em Oeiras

Na noite desta sexta-feira, 21 de dezembro, na igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, às 19h, ocorrerá a Missa de ordenação diaconal de três seminaristas: Jonh Elves, Lael Rubem e Welson Barbosa. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Edilson Nobre e contará com a presença de todos os padres da Diocese de Oeiras, sacerdotes convidados e seminaristas de todo o Piauí.

A ordenação diaconal é o evento que marca o início da vida ministerial do rapaz que se dispõe a seguir a Jesus Cristo mais de perto a se doar para a Igreja vinculado a uma Igreja particular. Para isso, o jovem passa pelo período de seminário que é um período longo de preparação humana, intelectual e espiritual para a missão, tendo a base dos cursos de filosofia e teologia, contanto em torno de 8 a 9 anos de formação.

Após a ordenação o diácono é designado para o serviço da Igreja especificamente na dimensão da caridade, isto é, o serviço propriamente dito. A palavra diácono em grego significa servo, ajudante. Assim, sua missão na Igreja é ser presença de Jesus no serviço, no contato com as comunidades e no auxílio aos pobres, levando uma presença de ânimo e conforto espiritual e humano dentro da diocese e paróquia para o qual foi designado.

O diácono é o primeiro degrau da hierarquia da Igreja. Na liturgia, eles tem o poder de celebrar batizados, assistir casamentos, oficiar exéquias, levar a comunhão aos doentes e, na missa, cabe ao diácono a proclamação do evangelho, a preparação das oferendas no altar, a partilha da comunhão e os convites para o abraço da paz e a despedida da Missa.

Os então seminaristas foram designados pelo Bispo para exercer seu ministério diaconal do seguinte modo: Jonh Elves, oriundo de Barra d’Alcântara-PI, na Paróquia Catedral de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras; Lael Rubem, oriundo de Natal-RN, na Paróquia da Sagrada Família em Oeiras; e Welson Barbosa, oriundo de Simplicio Mendes-PI, exercerá o ministério na Paróquia de Senhora Sant’Ana em Arraial e na Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição em Francisco Ayres.

Fonte: Pascom

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *