Defensores públicos de Oeiras participam de evento sobre direitos das crianças e adolescentes

Os defensores públicos Roosevelt Furtado de Vasconcelos Filho, titular da 1ª Defensoria Publica de Oeiras e Karla Araújo de Andrade Leite, titular da 2ª Defensoria Pública de Oeiras, participaram na Praça de Eventos do município de São Miguel do Fidalgo, de uma conversa com a população sobre direitos das crianças e adolescentes.

Os defensores atenderam a um convite do Conselho Tutelar de São Miguel do Fidalgo, que organizou o evento intitulado “Por Amor à Vida e combate à venda de álcool e drogas para menores de 18 anos”.

Na oportunidade, o defensor Roosevelt Furtado Filho falou sobre a proibição da venda de drogas lícitas e ilícitas para menores. Karla Andrade destacou a importância do trabalho extrajudicial da Defensoria Pública e do Conselho Tutelar na promoção dos direitos das crianças e controle social.

Karla Andrade também aproveitou a oportunidade para destacar a pesquisa realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, no período de  9 de março e 29 de maio deste ano de 2017 em 170 municípios, que evidenciou a Defensoria Pública como a Instituição mais importante para a população brasileira. A defensora ressaltou que é papel do defensor público ir ate a população para entender melhor a realidade dos assistidos pela Instituição.

“A Defensoria de Oeiras tem compreendido que uma maneira eficiente de promover a justiça social é a adoção de estratégias extrajudiciais. Para tanto, temos continuado com a nossa rotina de expedição de ofícios e notificações extrajudiciais na tentativa de desburocratizar as soluções, mediando acordos e intermediando diálogos. Nesse passo, temos firmado parcerias com outras instituições, buscando a promoção de eventos educativos. Estou convencida de que por meio da divulgação das informações objetivas podemos evitar muitos litígios. Levar cidadania até os assistidos é uma preocupação do Núcleo de Oeiras. Estivemos num evento organizado pelo Conselho Tutelar de São Miguel do Fidalgo, com apoio desta Defensoria e com a participação do promotor de Justiça desta Comarca, Carlos Rubens, onde pudemos dialogar sobre a proteção dos direitos da criança e do adolescente. Momentos como esse é que nos aproximam da realidade da população assistida, nos modificam como profissionais, nos favorecem uma troca honesta de experiências”, afirma Karla Andrade.

“Com um número crescente de jovens envolvidos em representações, inquéritos e ações, com enredo comum no abuso do álcool e drogas ilícitas, é muito relevante uma ação preventiva como essa realizada  na praça, no meio da comunidade de São Miguel do Fidalgo, com a participação do executivo e legislativo municipal, das entidades religiosas, da sociedade civil, do Ministério Público e nós da DPE, Núcleo Regional de Oeiras. Foi uma conversa franca sobre as consequências para quem fornece bebida alcoólica aos jovens, o papel da família, do Conselho Tutelar, enfocando os aspectos jurídicos, mas também humanista na tentava de evitar danos irreparáveis, enfim, de cuidar melhor de nossos filhos”, destaca Roosevelt Furtado Filho.

 

Fonte: CCom

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *