Com foco na alfabetização, Educação Municipal desenvolve atividades do Projeto Borboleta em Oeiras

Como forma de qualificar ainda mais o ensino e aprendizagem nas escolas da rede municipal de ensino de Oeiras, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou na última quinta-feira (27) e na sexta-feira (28) mais uma etapa da escuta de leitura dos alunos. A ação faz parte da metodologia do Projeto Borboleta, iniciativa que busca alfabetizar todos os alunos não leitores da rede municipal, matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo da atividade é compreender melhor o nível de desenvolvimento de cada criança, para elaboração de um plano pedagógico adequado, que será aplicado durante todo o ano letivo. “Através desse acompanhamento minucioso do aprendizado dos nossos alunos, estamos a cada dia melhorando a educação do município, proporcionado às nossas crianças um ensino de qualidade”, destaca a professora Tiana Tapety, secretária municipal de educação.

Para a professora Ruthnéia Costa, através da escuta, a educação municipal de Oeiras garante o direito de aprender das crianças. “Esse momento da escuta é afetuoso, onde sentamos com a criança para conversar sobre sua leitura. A criança entende que precisa melhorar. Ela se alegra e se importa com sua aprendizagem. É através dessa escuta que temos uma compreensão avançada da leitura da criança, por que o acompanhamento é individualizado e personalizado e nos da os elementos necessários para melhorar a prática pedagógica, alcançando qualquer criança que possa estar com dificuldades na leitura”, complementa.

Projeto Borboleta

O projeto consiste na prática pedagógica e no desenvolvimento de uma série de sequências didáticas alternativas, que têm como foco a evolução das habilidades de leitura e interpretação. Ele enquadra os alunos em quatro grupos, a partir dos níveis de leitura.

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