Semana do Meio Ambiente é marcada por palestras e minicursos em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), promoveu uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 05 de junho. Com o objetivo de realizar ações de conscientização e reflexão sobre as questões ambientais, a programação da Semana do Meio Ambiente contou com palestras, minicursos e visitas técnicas.

As atividades foram realizadas em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na quarta-feira, dia 06 de junho, no auditório do IFPI, foi realizada uma palestra sobre a importância da regularização ambiental dos estabelecimentos comerciais de Oeiras, ministrada pelo engenheiro agrônomo Adriano Ferreira, gerente municipal de Meio Ambiente.

Logo em seguida, aconteceu uma palestra sobre o Projeto Liberdade e Saúde, conduzida pelos médicos veterinários do IBAMA, Fabiano Pessoa, Vinícius Ferreira e Sandovaldo Moura. O projeto educativo é destinado a crianças e adolescentes e foi integrado às ações pedagógicas do da rede pública municipal de Oeiras. O Liberdade e Saúde propõe a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e suas zoonoses e busca alertar a população para os males transmitidos por animais.

A programação do Encontro sobre Meio Ambiente realizado no IFPI/Oeiras contemplou também minicursos sobre ‘Registro de marcas e ecoeficência’ e ‘Invasão de espécies exóticas em ambientes naturais’ e uma palestra sobre o ‘Impacto ambiental da produção de ruminantes’.

As atividades aconteceram entre 05 e 07 de junho, período em que foi realizado o plantio de mudas nativas e frutíferas para revitalização de áreas degradadas, ruas, avenidas e praças de Oeiras – iniciativas que, segundo a GEMA, demonstram a importância de ações simples na geração de impacto nos cuidados com o Meio Ambiente.

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *