Bebê-prefeito recebe chave da cidade em Oeiras

O pequeno Emanuel Messias é o novo bebê-prefeito de Oeiras. Nascido no último dia 16, no Hospital Regional Deolindo Couto, ele recebeu o cargo simbólico, no encerramento da Semana do Bebê – uma estratégia de mobilização social incentivada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a primeira infância, por meio da promoção de políticas públicas voltadas para mães e bebês.

Emanuel Messias recebeu o cargo simbólico de bebê-prefeito por ser a primeira criança oeirense a nascer durante a campanha, observando alguns critérios como: a frequência de consultas de pré-natal realizadas pela mãe durante a gestação, vacinação completa e nascimento de parto normal.

Na última sexta-feira, 23, ele e sua mãe, Maria Vitória Rodrigues, receberam a visita do prefeito José Raimundo e da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas. Na ocasião, Zé Raimundo entregou, simbolicamente, a chave da cidade ao recém-nascido. Segundo Auridene Freitas, a escolha do bebê-prefeito é uma forma de apresentar uma mãe e um bebê como modelo de incentivo ao parto normal e ao aleitamento materno, reforçando estas ações dentro da rotina da Estratégia de Saúde da Família no município.

Semana do Bebê

Realizada de 12 a 16 de agosto, a Semana do Bebê contemplou rodas de conversa com gestantes e puérperas, oficinas sobre práticas de degustação e prevenção de acidentes na primeira infância e avaliação odontológica. As atividades aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas urbana e rural, direcionadas para o aleitamento materno, a atualização do cadastro vacinal e oferecendo orientações sobre os direitos de gestantes e crianças.

Aliadas, a Semana do Bebê e a campanha Agosto Dourado são marcadas pela intensificação das ações de promoção ao aleitamento materno e orientação da pega correta, além de orientações sobre alimentação saudável na primeira infância e primeiros socorros em crianças.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *