Semana do Bebê promove atividades para a primeira infância em Oeiras

Orientações sobre alimentação saudável na primeira Infância, oficina com espetinho de frutas e sorvetes, atividade educativa em saúde bucal com distribuição de kits e atividades recreativas. Foram estas as atividades que marcaram o início da Semana do Bebê, na tarde desta segunda-feira, 04, em Oeiras.

Crianças de todos os bairros da cidade participaram das atividades, realizadas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I. As ações são promovidas pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde. São parcerias da iniciativa as secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Cultura.

A Semana do Bebê é estratégia de mobilização social incentivada pelo UNICEF que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 06 anos de idade prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

“Este é um momento de culminância, pois estas ações já acontecem no município de forma articulada, dentro de uma rotina. Teremos uma semana intensa de programação envolvendo crianças e gestantes – oferecendo orientações sobre cuidados com o bebê nos primeiros meses e anos de vida”, destaca Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde, informando que as atividades acontecem nas zonas urbana e rural.

Entre as atividades da Semana do Bebê está a entrega do título de bebê prefeito. “Estamos esperando um retorno do hospital, pois o bebê prefeito será a primeira criança que nascer no município nesta semana. Logicamente, que existem alguns critérios para a isso: que a mãe tenha feito, no mínimo, das sete consultas de pré-natal, pois isso já mostra os cuidados com a crianças desde a gestação”, elucida a secretária.

Nesta terça-feira, 05, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Rosário foi realizada uma roda de conversa com equipe multiprofissional sobre aleitamento materno, oficina sobre alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 2 anos e prestadas orientações sobre higiene bucal do bebê, shantala (massagem para bebês) e sobre a importância do teste do pezinho, além de atividades recreativas.

As atividades seguem até quinta-feira, 07. Veja a programação:

06/12/2017 – 14:00 horas

LOCAL: Escola Municipal Mãe Tança

PROGRAMAÇÃO:  Alimentação Saudável na Primeira Infância (oficina com espetinho de frutas e sorvetes)

Saúde Vocal para as Crianças e a Importância da Mastigação

Desenvolvimento Psicossocial na Primeira Infância

Atividades recreativas

Público: crianças menores de 6 anos e professores

Responsáveis: Equipe NASF, Coord. Vigilância Alimentar e Nutricional, SEMED e Secretaria Municipal de Cultura

07/12/2017 – 08:00 HORAS

LOCAL: UBS BRIONA

PROGRAMAÇÃO:  Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento Materno

Higiene bucal do bebê

Shantala (massagem para bebês)

Orientações sobre a importância do teste do pezinho

Alimentação saudável na primeira (oficina com espetinho de frutas e sorvetes)

Saúde bucal na primeira infância e atividades recreativas

Público: mães, gestantes e crianças menores de 6 anos

Responsáveis: ESF Briona, PSB(Dentista), equipe NASF, Coordenadores AB, Imunização, PSE

 

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *