Saúde realiza vacinação contra a gripe no sistema prisional de Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Coordenação Municipal de Imunização, junto à equipe de Enfermagem da Penitenciária de Oeiras, realizou na manha desta quinta-feira, 09, a vacinação contra gripe para os funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, ambos, grupos prioritários para a campanha. Na ação, 57 detentos e 12 funcionários foram imunizados.

A enfermeira Katharine Dantas, coordenadora de Imunização da Semusa, explica que a vacinação contra a Influenza para este público é preconizada pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), que oferece ações de promoção da saúde e prevenção de agravos no sistema prisional, em todo o itinerário carcerário para toda a população privada de liberdade, e também para os profissionais destes serviços.

 “Todos os tipos de agravos em saúde que acometem a população geral também são encontrados no sistema prisional, mas podem ser potencializados devido às condições de confinamento. A estrutura das celas geram impacto direto nas demandas de saúde, pois propiciam o surgimento de agravos ou os potencializam, facilitando a transmissão de doenças”, argumenta a coordenadora.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *