Saúde realiza mutirão no Bairro Canela e intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O cronograma de atividades foi iniciado nesta quarta-feira, 22, com um mutirão no Bairro Canela.

“Esta é uma ação preventiva, onde envolvemos os Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde e todos os profissionais da Estratégia Saúde da Família, bem como o trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Obras. Fazemos a busca em campo dos locais considerados proliferadores do mosquito Aedes, fazendo um trabalho de conscientização com toda a população, com o intuito de estarmos reduzindo os casos de dengue em nosso município”, pontua Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

Na ação, a equipe de agentes de combate às endemias percorreu todas as áreas do bairro, eliminando focos e possíveis criadouros de larvas dos mosquitos e conscientizando a população. Os profissionais também realizaram visitas domiciliares, orientando os moradores sobre como fazer a vistoria no imóvel para evitar a proliferação e extinguir possíveis viveiros de mosquitos.

A secretária frisa que o combate ao mosquito está diretamente ligado à conscientização, apoio e participação da população para manutenção de suas casas em ordem, sem acúmulo de materiais que possam servir de criadouros e também ajudando a fiscalizar possíveis focos do mosquito nos bairros.

 “A gestão chama a atenção de toda a população para participação social de cada cidadão. Não é uma ação que nós tenhamos condição de atingir o objetivo apenas com a participação da gestão municipal. Precisamos do envolvimento de toda a sociedade para que assim tenhamos condições de atingir o objetivo maior, que é a redução de casos de dengue em nosso município”, conclui Auridene Freitas.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *